Um incidente de racismo interrompeu a partida entre River Plate e Grêmio na sexta-feira, no Canindé, pela Ladies Cup. As jogadoras gremistas deixaram o gramado antes do término do primeiro tempo depois Candela Díaz, desportista da equipe argentina, imitar um macaco diante do gandula que trabalhava à ourela do campo.
Incomodadas, as jogadoras gremistas tiraram satisfação e também foram claro de injúrias raciais por segmento das adversárias. O incidente ocorreu depois o Grêmio empatar por 1 a 1 o confronto, que valia uma vaga na decisão da competição. Depois 30 minutos de paralisação, seis atletas do River Plate foram expulsas e, consequentemente, o perito encerrou a partida.
“Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o provável para que o caso resulte em punição para as responsáveis”, explicou o Grêmio, em expedido. “Não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para substanciar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação”, protestou o clube.
Os comunicados emitidos pelo Grêmio e pela organização do torneio foram corroborados pelo clube prateado. “O River Plate manifesta seu mais integral repúdio diante dos gestos discriminatórios ocorridos no jogo com o Grêmio pela Ladies Cup. O clube está tomando as medidas disciplinares correspondentes e continuará trabalhando para erradicar levante tipo de conduta.”
Dois gandulas, uma jogadora e o preparador físico do Grêmio, quatro atletas argentinas e representantes da organização do torneio foram ouvidos na delegacia.
“Demoramos tanto para ter um espaço uma vez que esse no futebol feminino. Falamos que o racismo está acabando no mundo, mas sempre acontecem casos uma vez que esse. É um contraditório o que passamos cá. É difícil lutarmos por uma justificação uma vez que o futebol feminino e termos de encarar situações uma vez que essa. Até quando vamos viver isso?”, afirmou a técnica gremista Thaíssan Passos.
Com a impossibilidade de dar sequência ao jogo com as expulsões, o Grêmio foi enunciado vencedor por 3 a 0 e enfrenta o Bahia na decisão da Ladies Cup, neste domingo, às 16 horas, no Canindé.