Sede excessiva, boca seca, fome constante, cansaço, micção frequente e visão turva são sintomas conhecidos da diabetes. Mas, segundo o Dr. Greg Vida, cirurgião da Harley Street Hair Clinic, no Reino Unido, e citado pelo jornal Daily Express, existem sinais de alerta que podem passar despercebidos.
“Enquanto alguns sintomas e complicações da diabetes são amplamente conhecidos, como aumento da urina e da sede, fadiga, perda de peso, perda de visão ou visão turva, um sintoma que não é tão conhecido é a queda de cabelo”, explica o Dr. Vida. Essa queda ocorre devido aos danos nos vasos sanguíneos provocados por níveis elevados e persistentes de açúcar no sangue.
“Estes vasos sanguíneos danificados não conseguem mais levar oxigênio suficiente aos folículos capilares, o que pode interromper e parar o ciclo de crescimento do cabelo”, diz o médico.
Como a diabetes causa queda de cabelo?
Danos aos vasos sanguíneos: O fluxo sanguíneo reduzido priva os folículos capilares de oxigênio e nutrientes, interrompendo o crescimento do cabelo.
Falta de insulina: A insulina é essencial para transportar o açúcar para as células, incluindo os folículos capilares. A produção insuficiente de insulina pode levar à queda de cabelo.
Outros sinais de alerta da diabetes que você pode estar ignorando:
– Infecções fúngicas na pele
– Feridas que demoram para cicatrizar
– Dormência ou formigamento nas mãos e nos pés
– Perda de massa muscular
– Alterações na função sexual
– Problemas de ereção
– Dificuldade para se concentrar
– Mudanças de humor
Leia Também: Câncer de boca: Sinais que você não pode ignorar