A população já pode se inscrever em quatro oficinas culturais on-line gratuitas, que serão oferecidas em agosto pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). As aulas acontecerão, ao vivo, pela plataforma Zoom.
O objetivo do programa estadual é aproximar pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.
Uma das atividades será a Oficina de Pinhole, coordenada por Emerson de Souza, no dia 6 de agosto, das 14h às 16h. A proposta é explorar os princípios básicos da fotografia, a partir da construção de uma câmera pinhole, uma câmera fotográfica artesanal que dispensa o uso de lentes para fotografar. Durante a oficina, os participantes serão convidados a experimentar, desde a preparação da câmera para fotografar até os processos de revelação e fixação das imagens. Os interessados, com idade a partir de 16 anos, poderão se inscrever pelo link: https://forms.gle/uacSJPjBQUtRsYTY9. Serão oferecidas 40 vagas.
Outra opção será a atividade Reencontro para o letramento racial crítico, coordenada por Janaína Machado, no dia 13 de agosto, das 14h às 17h. Voltada a educadores, mediadores e interessados acima de 16 anos, a oficina tem como proposta fomentar reflexões sobre as práticas de educação em prol de uma educação antirracista em interface com o campo das artes visuais. As inscrições poderão ser feitas pelo link: https://forms.gle/FcHXNHEfdokxtPgU8. Serão oferecidas 100 vagas.
A programação também contará com a oficina A prestação de contas e o projeto – ProAC Lab e editais, com Vanderléia Barboza, destinada a artistas, produtores culturais e demais interessados que tiveram os projetos aprovados no ProAC Lab ou irão inscrever projetos culturais no ProAC Expresso Editais. Os participantes serão organizados em dois grupos: Turma A (dias 16, 18 e 19 de agosto, das 14h às 16h) e Turma B (dias 24, 26 e 31 de agosto, das 18h às 20h). Serão oferecidas 30 vagas por turma. As inscrições poderão ser feitas até o dia 3 de agosto, pelo link: https://forms.gle/hw4FuCazVddomhrJ9.
Outra oficina será História e canções: a confecção de brinquedos e instrumentos musicais, sob a coordenação de Fernanda Munhão, voltada a educadores, mediadores e interessados acima de 16 anos. A oficina permitirá aos participantes mergulharem na cultura popular, por meio da confecção de brinquedos e instrumentos musicais com material reciclado. Durante o processo, também será destacada a importância do brincar no universo infantil e as diferentes brincadeiras em várias partes do mundo.
Os alunos serão organizados em dois grupos: Turma A (dias 17, 19, 24 e 26 de agosto, das 14h às 16h) e Turma B (dias 18, 20, 25 e 27 de agosto, das 14h às 16h). Serão oferecidas 80 vagas por turma. As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de agosto, pelo link: https://forms.gle/ANDTaiX1uypnwPzv6.
Mais informações podem ser obtidas no site: http://poiesis.org.br/maiscultura, pelo e-mail: interioronline@oficinasculturais.org.br ou, ainda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”: (15) 3202-5003.