Embora geralmente estejam em menor número, existem também mulheres que se encontram em situação de rua. Por isso o esforço do Programa “HumanizAção Inverno” em atender também esse público. Na noite desta quarta-feira (4), 42 pessoas foram abordadas e 31 aceitaram o acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), sendo que quatro eram mulheres. Na instituição, todos recebem alimentação completa, banho, roupas limpas e podem pernoitar, além de terem disponíveis os demais serviços oferecidos pela Secretaria Saúde (Secid), tais como a emissão de segunda via de documentos, a orientação para a busca de trabalho e, sempre que possível e desejado, o retorno à família de origem.
As abordagens sociais foram feitas nos seguintes pontos: Praça Cel. Fernando Prestes, Rua Brigadeiro Tobias, Praça Frei Barúna, Centro de Triagem, Av. Independência, Av. Afonso Vergueiro, Rua Hildebrando Damásio, Rodoviária, Av. Cesário Mota e Av. Itavuvu.
O Programa “HumanizAção Inverno” é conduzido por equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Para colaborar com as operações, basta ligar para o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid) e informar os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados. Quem puder e desejar doar alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores pode entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Urbes – Agência de Notícias