Lançado em fevereiro de 2018, o aplicativo de medida protetiva “Protege Mulher” já conta com 462 mulheres cadastradas; sendo que dessas, 205 aderiram ao aplicativo neste ano. Anteriormente conhecido como Botão do Pânico, o dispositivo de proteção às mulheres mudou de nome há exatos oito meses, por meio de enquete feita junto à população.
Segundo informações da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria da Cidadania (Secid), o aplicativo teve 42 acionamentos efetivos em seu primeiro ano de funcionamento, com a condução de 11 acusados ao distrito policial. Em 2019 foram registrados 149 acionamentos com 54 homens conduzidos ao DP. Desde o início de 2020, já foram 117 acionamentos efetivos, com 27 pessoas levadas à delegacia.
Como funciona
Após a mulher, vítima de violência, formalizar uma denúncia contra o agressor e obter na Justiça uma medida protetiva, ela poderá se cadastrar e ter acesso ao aplicativo. Caso o agressor descumpra a decisão, seja por se aproximar, ou até ameaçar e agredir a vítima, física, verbal ou psicologicamente, a mesma poderá apertar o botão que fica disponível na tela do celular. Um aviso é imediatamente enviado ao Centro de Operações e Inteligência (COI), da Guarda Civil Municipal (GCM), mostrando, via GPS, o local de onde partiu o pedido de socorro. Além de informações da vítima, o aplicativo também oferece aos agentes de segurança dados sobre o possível agressor.
Para se cadastrar é necessário comparecer ao Cerem (Centro de Referência da Mulher) com o Boletim de Ocorrência em mãos e uma Medida Protetiva expedida pela Justiça. A vítima receberá orientação sobre o programa de proteção e como utilizar o aplicativo. É importante destacar que o celular precisa estar permanentemente conectado à internet.
O Cerem está localizado na avenida Juscelino Kubitschek, 440, no Centro, bem próximo à rodoviária. A unidade presta atendimento, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e atendimento interdisciplinar especializado e contínuo às mulheres acima de 18 anos e residentes em Sorocaba.
Atendimento
A partir desta terça-feira (03) o Centro de Referência da Mulher volta a atender das 8hs às 17hs. Mulheres interessados em obter mais informações podem ligar para o número (15) 3235.6770.
Cidadania – Agência de Notícias