Fotos: PTS/Divulgação
A Hubiz, incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) credenciada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi um dos destaques apresentados aos participantes da 10ª edição do Startup Day 2024, evento que ocorreu no último sábado (16), em Sorocaba. Trata-se de um dos maiores movimentos de fomento ao empreendedorismo e inovação do País, englobando as principais cidades e capitais do Brasil.
Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento em Sorocaba aconteceu na unidade local do órgão, que fica na Avenida São Paulo, 1.182, na Árvore Grande. Durante quatro horas, o público participou de palestras, capacitações, mentorias e painéis gratuitos, promovidos por empresas e instituições, como o Serviço Nacional da Indústria (Senai), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Sorocaba, o Centro Universitário Facens, entre outras, além do próprio PTS.
O gerente-executivo da Agência Inova, gestora do PTS, André Santos, representou a presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba e, durante seu discurso, destacou ações realizadas e colocou todo o ecossistema à disposição das startups e empresas presentes no evento. Também participaram representantes da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e o diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos.
Diante de um auditório lotado, a consultora da Agência Inova, Lívia Marengo, fez uma apresentação detalhada sobre as ações do PTS, como o Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0 (LabX 4.0), os Arranjos Produtivos Locais (APLs), mentorias e capacitações.
A aceleradora Hubiz também foi destaque, com uma apresentação ao público sobre sua atuação em prol das startups. Seu trabalho é direcionado à preparação de empresas iniciantes, visando que estas ingressem competitivamente no mercado. Assim, a Hubiz oferece suporte abrangente, desde a fase inicial do projeto até o desenvolvimento completo das empresas emergentes, por meio de três programas de aceleração distintos: Aceleração Growth, Pré-Speed e Ideação. A ideia é que esses programas específicos, desenvolvidos pela Agência Inova, contribuam para a estruturação e o crescimento das startups. Dessa forma, ganhando “musculatura”, essas empresas criam condições para buscar projeção no mercado.
Ainda durante o evento, o CEO da Banib Conecta, Renato Rodrigues Oliveira destacou a importância que o Parque Tecnológico de Sorocaba teve no desenvolvimento de seu negócio. A Banib desenvolveu uma plataforma que cria tours virtuais pelo celular e, de residente do ecossistema do PTS e participante dos programas, hoje a empresa é destaque nacional no segmento, com importantes clientes em sua carteira.
Alexandre Martins, gerente regional do Sebrae Sorocaba, considerou que o evento atingiu seus objetivos, com um excelente público. “Tivemos uma participação expressiva de pessoas, todas interessadas em conhecer nossos programas, assim como os de nossos parceiros, como é o caso do Parque Tecnológico de Sorocaba. Também foi grande a adesão às palestras e mentorias oferecidas. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro e empoderar os gestores em atuação regional”, ressaltou.