Projeto “Mãos na Terra” promove plantio de árvores em praça de Aparecidinha

Moradores que fazem parte do projeto “Mãos na Terra”, vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Aparecidinha, realizaram, na terça-feira (9), um plantio de 22 árvores em uma praça, localizada ao lado da unidade, em memória às vítimas da Covid-19. O espaço público ganhou mudas de ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa, ipê-roxo e palmeira.

A ação foi solicitada pelos integrantes do grupo “Mãos na Terra” e ocorreu, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Cidadania (Secid), a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), e a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). O intuito foi de buscar a promoção da saúde e o fortalecimento de vínculos comunitários, exercitar o trabalho em equipe e inserir possibilidades coletivas para o cuidado em saúde mental.

Para o plantio, a Sema providenciou toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no viveiro municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas). Já, antes dos moradores colocarem as mãos na terra, a equipe da Sema apresentou ao grupo o passo a passo para o plantio das árvores.

A iniciativa faz parte dos trabalhos da Sema ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

As reuniões do projeto “Mãos na Terra” ocorrem sempre às terças-feiras, das 9h às 11h, no Cras Aparecidinha, seguindo todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia. A participação é aberta a todos os interessados, e tem como foco o acompanhamento social das famílias atendidas pelo serviço PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família). O Cras Aparecidinha está localizado na Rua do Terço, 100. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3325-3956.

 


Meio Ambiente – Agência de Notícias