A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), lançará, nesta terça-feira (20), às 9h30, o projeto “Árvores Centenárias”, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, com o plantio de três mudas de jequitibá-branco e a participação da comunidade do Jardim Refúgio.
A ação faz parte da programação da Semana da Árvore, para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), que integra o calendário oficial de eventos alusivos ao meio ambiente do município, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
O projeto “Árvores Centenárias” tem como objetivo enriquecer, ainda mais, todos os parques da cidade, com diferentes espécies de árvores de ciclo de vida longo, aumentando a biodiversidade e a longevidade das florestas existentes no município. O jequitibá-branco, por exemplo, é uma espécie de vida longa, com um ciclo de vida de mais de 200 anos, que cresce após a formação da floresta primária.
Além da beleza, as vantagens de se ter uma cidade arborizada são diversas. As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
Para o plantio, os profissionais da Sema providenciarão toda a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no Viveiro Municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas).
O Parque da Água Vermelha está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações sobre a Semana da Árvore podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.
Meio Ambiente – Agência de Notícias