Programação virtual de férias promoveu sensibilização de crianças para a importância da preservação da natureza

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), encerrou nesta sexta-feira (dia 29) a programação de férias on-line “Florestas da minha cidade”, que teve como intuito sensibilizar crianças sobre a importância da preservação da natureza, mostrando a relação entre as árvores, os animais e as pessoas. De forma divertida e lúdica, 29 meninos e meninas, de 7 a 10 anos de idade, participaram de oficinas, bate-papos e brincadeiras.

A garotada teve a oportunidade de conhecer algumas florestas urbanas existentes em nossa cidade, como o Parque da Biquinha, o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, além da fauna local, os serviços ambientais que as espécies executam naturalmente e os principais fatores que podem contribuir para a degradação das áreas verdes.

A ideia foi, a partir dessas informações e curiosidades, fomentar ações individuais e coletivas que contribuam para a manutenção das florestas e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida à população. A programação contou com a parceria do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves).

Conhecimento e diversão

A programação teve início na terça-feira (dia 26) e contou com estratégias educativas e interativas, aliando o conhecimento à muita diversão. No primeiro dia, por exemplo, a educadora Viviane Rachid apresentou o Parque da Água Vermelha e tratou sobre abrigos e reprodução das aves. Ao final, as crianças aprenderam a confeccionar um ninho, utilizando palha e argila.

Na quarta-feira (dia 27), os participantes conheceram a floresta existente no Zoológico Municipal, com a técnica ambiental Peônia Pereira e descobriram quais são as aves e outros animais responsáveis por dispersar sementes nos ecossistemas em que habitam.

Na quinta-feira (dia 28), a educadora Cristiane Crispim apresentou o Parque da Biquinha e falou sobre a alimentação das aves, explicando como elas se alimentam e as curiosidades dos tipos de bico das aves e para o que cada um serve, como por exemplo, capturar insetos, comer grãos, talhar madeira, alimentar-se de néctar, pesca de superfície, entre outros. Ao final, a educadora ensinou as crianças a fazerem comedouros simples para atrair pássaros, utilizando materiais recicláveis, como caixa de ovo, isopor, garrafa PET cortada, caixa de leite, além de sementes e frutas, como mamão e banana.

Para encerrar, nesta sexta-feira (29), a garotada aprendeu sobre a importância do zoológico para a preservação dos animais e, ainda, pode conhecer o setor que cuida dos animais e a anta albina que está sob os cuidados da equipe técnica do zoo.

Experiência amorosa e enriquecedora

A professora de Yoga, Patrícia Conde Ferreira Segato, moradora do Jardim Maria do Carmo, é mãe de Alice Conde Segato, de 7 anos de idade, uma das crianças a participar do curso de férias. A mãe achou a experiência incrível.

Foi uma oportunidade muito importante para nós, neste momento pandêmico, incentivando o contato e a conexão com a natureza, levando essa missão do cuidado que temos que ter com os animais e com o meio ambiente. Amei tudo. Desde o cuidado com o desenvolvimento do material até a produção artesanal, utilizando materiais recicláveis. Agradeço muito por essa experiência amorosa e enriquecedora”, elogia Patrícia.

Sua filha adorou aprender sobre os tipos de bicos, o que cada ave come, além de confeccionar o ninho e os comedouros. “Fez a gente gostar muito mais da natureza e dos animais, principalmente, dos passarinhos. A minha parte para ajudar a natureza é não jogar lixo no chão e reciclar tudo direitinho”, contou a pequena Alice.














Meio Ambiente – Agência de Notícias