Programa “Secretarias no bairro” estará no Jardim Abatiá neste sábado (13)

Fotos: Serpo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), de Governo (Segov), de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), de Segurança Urbana (Sesu), de Mobilidade (Semob), mais a Urbes – Trânsito e Transportes e o Saae/Sorocaba, dão continuidade ao Programa “Secretarias no bairro”, neste sábado (13). A iniciativa ocorre das 8h às 14h e, nesta semana, atende ao Jardim Abatiá, Zona Oeste da cidade, realizando serviços de zeladoria e outras ações de manutenção.
A iniciativa disponibiliza a coleta de inservíveis, com equipes recolhendo materiais que podem ser descartados pelos moradores e redirecionados ao destino ambientalmente correto. Somente não são retirados resíduos orgânicos, domésticos e entulho.
Além disso, durante todo o período do programa, a Prefeitura executa serviços de manutenção asfáltica (tapa-buraco); roçagem; capinação em vias; limpeza das áreas públicas; manutenção de playgrounds, academias ao ar livre, praças e parques; manutenção de iluminação pública; sinalização horizontal e vertical nas vias públicas; podas de árvores; manutenção em pontos de ônibus, assim como consertos na rede de água e de esgoto.

Bairro dos Morros
As equipes municipais estiveram no Bairro dos Morros, mais especificamente na Rua Frei João Evangelista Steiner e entorno, no último sábado (6), com a iniciativa “Secretarias no bairro”.
A força-tarefa da Semob concluiu a instalação de duas colunas de ponto de ônibus e placas de sinalização, além de reformar outra coluna. Houve a revitalização de 200 metros quadrados de sinalização de solo, acompanhada da instalação de 18 novas placas de trânsito.
Ao passo que a Serpo ficou responsável pelo serviço de tapa-buraco, utilizando mais de 16 toneladas de massa asfáltica. As equipes também realizaram podas, remoção de árvores em área pública, capinação, limpeza das guias e remoção de entulhos.
Na mesma ação, a Sema fez a higienização de 61 contêineres e recolhimento de três caminhões de inservíveis e resíduos, decorrente da varrição de todas as ruas. Por sua vez, o Saae/Sorocaba prestou serviços de rotina, como limpeza preventiva das redes de esgoto.