Programa “Prefeitura de bairro em bairro” visita quatro pontos nesta sexta-feira (14)

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve sequência nesta sexta-feira (14) e as equipes da Prefeitura de Sorocaba, ao longo do dia, visitaram pontos da Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma e Jardim Ipanema. O grupo ouviu as demandas da população, a fim de providenciar soluções.

O prefeito Rodrigo Manga esteve acompanhado dos secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana) Clayton Lustosa (Cidadania) e Paulo Henrique Marcelo (Planejamento), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, e do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno. Também participou o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e o vereador Silvano Júnior.

 

Villa Amato

A ação começou pela Villa Amato, na Zona Leste de Sorocaba, com a visita à sede da Sociedade de Melhoramentos da Villa Amato e bate-papo com moradores. A Semob anunciou a instalação de lombada e melhorias na sinalização de trânsito na Rua Maria Perpétua Pinheiro de Morais.

Uma comissão de moradores foi montada para acompanhar reunião entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM), para definir ações de melhorias na segurança do bairro. O mesmo grupo também se reunirá com representantes da área da Saúde.

O principal ponto de ônibus da Villa Amato ainda receberá serviços de roçagem no seu entorno, já na próxima semana, e serão instalados três pontos de iluminação junto ao cemitério de Aparecidinha e baias de estacionamento em frente ao novo santuário, na Avenida 3 de Março.

 

Jardim Tulipas

A segunda parada foi no Jardim Tulipas, na Zona Oeste. Reivindicação da comunidade, como forma de coibir abusos de velocidade e facilitar a travessia de pedestres, um conjunto semafórico será instalado, em até 60 dias, no cruzamento da Av. Tereza Albiero com a Rua Délcio Ferreira de Oliveira.

Já, na Rua João Sanches Campos, uma lombada será colocada próximo à área de lazer na esquina com a Rua Waldemar Bellia, para garantir mais segurança às crianças que brincam no local. Nesse mesmo espaço, serviços de roçagem serão realizados já a partir da próxima semana. A Prefeitura ainda vai elaborar, com o apoio dos moradores, um projeto de reurbanização para o local.

Uma comissão de moradores foi montada para acompanhar reunião entre as forças policiais, para definir ações de melhorias na área de Segurança no bairro. O mesmo grupo também se reunirá com representantes da Saúde. “Mas já adianto que Aparecidinha será uma das regiões da cidade que vão ganhar um Pronto Atendimento 24 horas. Já estamos trabalhando para viabilizar isso”, adiantou o prefeito.

 

Piazza Di Roma

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” também contemplou o Piazza Di Roma, na Zona Oeste de Sorocaba. Moradora do bairro há 12 anos, a publicitária Lídia Silvia Oliveira contou que a praça na Rua Paulo de Mello, à noite, tem reunido usuários de drogas e a sensação de insegurança cresce. Outros moradores confirmaram o problema e a Serpo informou que planeja a instalação de rede de iluminação, a ser implantada por meio de parceria com a iniciativa privada.

Outra medida definida com a comunidade é a realização de reunião com a GCM e a PM, para solicitar ações que visam coibir a marginalidade no local e vandalismos, como, por exemplo, o aumento na frequência das rondas noturnas.

Demanda que será estudada é a mudança no trânsito em trecho da Rua Nilza Zilah Salvatti Viana, como forma de diminuir o risco de acidentes, sobretudo na área em frente à citada praça, onde também existe acesso de veículos a um residencial, o que interfere no trânsito.

 

Jardim Ipanema

A última parada do grupo, já à noite, foi no Jardim Ipanema, na Zona Norte de Sorocaba. Está confirmada a instalação de lombada, para facilitar o acesso de motoristas dos bairros na Av. Ipanema, bem como de dois abrigos em pontos de ônibus, o que deve ocorrer em até 15 dias, nas proximidades do Residencial Reserva Ipanema.

Uma reunião será agendada com quatro empreendedores e mais uma comissão de moradores do bairro, para discutir a execução de medidas mitigadoras que contemplam a duplicação de parte da Av. Ipanema e a construção de uma rotatória, já definidas em contrato. Outra, será agendada com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para providenciar mudanças na sinalização e melhorias na iluminação em trecho das proximidades da rotatória da Cruz de Ferro, área que está sob jurisdição do Estado. O objetivo é minimizar o risco de acidentes.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa teve início na primeira semana de janeiro deste ano e, de lá para cá, já foram visitados mais de 40 bairros, incluindo: Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Mato Dentro, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Vila Carvalho, Jardim Itapemirim, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Jardim Marco Antônio e Lopes de Oliveira, dentre outros.

 


Segurança – Agência de Notícias