Programa “Humanização” tem operação integrada na região da Vila Rica

 

Uma operação integrada de cunho social, na região da Vila Rica, bairro localizado na Zona Oeste da cidade, foi a principal ação desta semana do programa “HumanizAção”. Somente na manhã de quarta-feira (26), houve mais de 100 abordagens sociais, que culminaram no atendimento a 78 pessoas em situação de rua. Foram coletadas, ainda, 3,5 toneladas de materiais inservíveis e promovida a limpeza de áreas públicas.

A iniciativa ocorreu no período das 6h às 8h, envolvendo equipes da Secretaria da Cidadania (Secid), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (SOS), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, além de agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob).

A Divisão de Pessoas em Situação de Rua e a Coordenadoria de Políticas para Usuários de Álcool e outras Drogas participaram das abordagens, na identificação de pessoas com indicação para tratamento da dependência química, e também foi providenciada a limpeza das ruas e calçadas, com caminhão-pipa, cujos trabalhos avançaram por toda a Vila Rica.

Em um segundo momento, as equipes do “HumanizAção” estiveram, também, no bairro Mineirão, na Praça Coronel Fernando Prestes, imediações da Rodoviária e do Centro de Referência da Mulher  (Cerem). As pessoas que aceitaram auxílio social pernoitaram no SOS, tendo recebido igualmente alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

O secretário da Sesu, Alexandre Caixeiro, acompanhou toda a operação especial. “As presenças da GCM e da Polícia Civil também foram fundamentais nessa operação, como forma de identificar, por meio das abordagens e da pesquisa de inteligência, possíveis ocorrências, a fim de garantir a manutenção da segurança pública”, explicou.

Tanto é que um homem, de 46 anos de idade, natural de Boituva e procurado por roubo, foi detido durante a ação e encaminhado para a Delegacia de Polícia, ficando à disposição da Justiça. Havia, contra ele, mandado de prisão para cumprimento de pena imposta de nove anos e quatro meses, em regime fechado.

 

Balanço de outubro

Na noite de quinta-feira e madrugada desta sexta-feira (27), o serviço do programa “HumanizAção” teve continuidade, visitando os seguintes pontos e suas imediações: Praça Coronel Fernando Prestes, Rodoviária, Cerem, Clube do Idoso, Ponte Dante Sola, Praça Dom Tadeu Strunck, Praça Lions, ponte na Rua Padre Madureira  e Ponte Salomão Pavlovsky. Trinta e cinco pessoas foram abordadas, das quais 17 aceitaram receber atendimento no SOS. Houve a retirada de mais 3,5 toneladas de inservíveis das ruas, calçadas e outras áreas públicas nesses pontos.

Esses resíduos são deixados nos locais, muitas vezes, por pessoas em situação de rua e que utilizam esses espaços para abrigo. “O asseio dos espaços visa evitar possível disseminação de doenças e beneficia, também, a população em geral, que partilha desses ambientes”, complementa o Chefe da Divisão de Políticas para Pessoas em Situação de Rua da Secid, Jaime Rodrigues Ferreira Junior.

Durante o mês de outubro, até o momento, houve 428 abordagens sociais a pessoas em situação de rua na cidade, das quais 249 aceitaram receber acolhimento e apoio social. A média diária de pernoites registrada no SOS é de 80 pessoas, no mesmo período.

 

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Outra forma ainda de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

 


Cidadania – Agência de Notícias