Programa “HumanizAção” realiza operação intensificada na região do Largo do Divino

 

As equipes do Programa “HumanizAção”, da Prefeitura de Sorocaba, realizaram uma operação especial intensificada no Largo do Divino, Zona Oeste da cidade, na tarde desta quinta-feira (23). A ação, que também contemplou pontos ao longo da Avenida General Carneiro, foi motivada a partir de pedidos de moradores e comerciantes dos arredores, com o propósito de oferecer apoio social a pessoas em situação de rua.

Na ocasião, doze pessoas foram abordadas, das quais três aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Outro, dependente químico, usuário de álcool e maconha, aceitou ser atendido em uma clínica terapêutica conveniada com a Prefeitura, depois de receber os devidos cuidados médicos na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste.

“Foi uma ação bastante efetiva e integrada, pois também foram recolhidos cerca de 600 quilos de materiais inservíveis, como colchões abandonados, papelão, pedações de móveis velhos. São materiais que, se ficam nas ruas, correm o risco de entupir bocas de lobo, em dias de chuvas, além de poder juntar pragas e proliferar doenças”, explicou o secretário do Gabinete Central da Prefeitura, João Alberto Corrêa Maia, que coordenou a ação.

Segundo ele, como ocorre todos os dias, o programa “HumanizAção” terá sequência na noite desta quinta-feira, para realizar novas abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, em mais pontos da cidade. Durante o acolhimento no SOS, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente, cuidados de higiene e, sempre que necessário, cuidados de saúde.

O programa “HumanizAção” é realizado de maneira integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que atende 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).