O trabalho das equipes do programa “Humanização” é realizado diariamente, de domingo a domingo. Ao longo desta quinta-feira (13), novas ações de abordagem social atenderam um total de 65 pessoas, sendo que 34 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho, cuidados de higiene e encaminhamento para serviços de saúde, sempre que necessário.
Durante as ações, foram percorridos os seguintes locais: Rua Coelho Melo, Rua Humberto Del Cistia, Rua Barão de Piratininga, Praça Cel. Fernando Prestes, Parque do Campolim, Av. Nogueira Padilha, Praça dos Tropeiros, Av. São Paulo, Av. Sadrac de Arruda, Praça dos Bombeiros, Rua XV de Novembro, Av. Independência, Av. Roberto Simonsen, Terminal Nogueira Padilha, Rua Acácio Castanho de Almeida, Praça Oxford, Av. Antônio Carlos Comitre, Rua São Bento, Rua Francisco Cabrera, Av. Elias Maluf, Rua Pe . Luiz, Rua Decapole, Rua Cláudio Manoel da Costa, Praça Geraldo Souza Aguiar, além das imediações da Rodoviária, do Ginásio Municipal de Esportes, UPH Zona Oeste, do SOS, do Terminal Santo Antônio, do Terminal São Paulo e do P.A. Brigadeiro Tobias.
O trabalho é feito de forma integrada, com profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Foto: Rose Campos/Secom