Programa “HumanizAção” já realizou mais de 4.800 abordagens sociais a pessoas em situação de rua e quase 4.000 encaminhamentos para serviços de acolhimento em 2021

Desde o início do Programa “HumanizAção”, em janeiro de 2021, até o fim do último mês de agosto, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), já realizou 4.885 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, em todas as regiões da cidade. Ao longo desses oito meses, encaminhou para serviços de acolhimento social ou de saúde, um total de 3.937 pessoas, sendo que 90 delas foram atendidas com os serviços do Centro de Triagem, 3.818 receberam pernoite, alimentação, entre outras ações de acolhimento do Serviço de Obras Sociais (SOS), 29 puderam se beneficiar dos cuidados de saúde (incluindo residência terapêutica). Além disso, um total de 713 pessoas já conseguiram o retorno ao lar e reencontro com suas famílias de origem, durante esse período.


“Esse retorno acontece quando é da vontade da pessoa em situação de rua, que, muitas vezes, tem esse desejo, mas, por falta de condições financeiras, não consegue realizar. Além disso, grande parte dessa população é de pessoas de fora da cidade de Sorocaba. Nessas situações, nós fazemos o contato com o serviço de assistência social desses outros municípios e também buscamos ativamente o contato com a família, viabilizando o encaminhamento e nos assegurando de que haverá alguém apropriado para receber a pessoa aonde ela for”, descreve o controlador-geral do município, João Alberto Corrêa Maia.

Operação “HumanizAção Inverno”


As operações têm prosseguimento com o programa “HumanizAção Inverno”, que, na noite desta quarta-feira (8), realizou abordagens sociais em vários pontos da cidade. Nessas ações, 34 pessoas em situação de rua foram abordadas e 23 aceitaram o encaminhamento para o Serviço de Obras Sociais (SOS), que oferece alimentação completa, cuidados com a higiene e pernoite.


Participaram equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes. Foram percorridos os seguintes locais: Centro de Triagem (Centro), Rua Paula Souza (Centro), Rua Blaza Munhoz (Zona Sul), Praça Frei Baraúna (Centro), Rodoviária (Centro), várias ruas do Jd. São Paulo e Jd. Guadalajara (Zona Oeste), Av. Washington Luiz x Av. Barão de Tatuí (Centro) e Av. Adamantina x Rua Pilades Scaletti (Zona Norte).


“Felizmente, muitas pessoas continuam contribuindo com esse trabalho e informando onde estão aqueles que necessitam das ações de acolhimento social na cidade. É importante reforçar esse pedido para a população e assegurar que o intuito desse programa é oferecer às pessoas em situação de rua tratamento digno e, sobretudo, proporcionar uma chance real de mudança de situação de vida, sempre buscando sua reinserção à sociedade”, comenta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.


Quem tiver interesse em ajudar pode informar os locais da cidade onde haja pessoas necessitando desse acolhimento. Doações de alimentos não perecíveis também são muito bem-vindas. Para contribuir, basta ligar para o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fotos: GMC/Arquivo


Urbes – Agência de Notícias