Programa “Humanização Inverno” realiza abordagens sociais a pessoas em situação de rua no Centro e na Zona Sul da cidade

Equipes que integram o programa “HumanizAção Inverno” percorreram, na noite desta quarta-feira (2), vários locais no Centro e na Zona Sul da cidade, para realizar abordagem social a pessoas em situação de rua.


Estiveram na Praça Cel. Fernando Prestes, na Av. Moreira César, no Viaduto Jânio Quadros e na Av. Caribe, onde 12 pessoas foram abordadas e três delas aceitaram atendimento social no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde recebem abrigo noturno, banho, alimentação e roupas limpas. Além disso, os assistentes sociais fazem todo trabalho de acolhimento, identificando e procurando dar respaldo às necessidades individuais e mais urgentes de cada um, como emissão de segunda via de documentos, cuidados em saúde, orientação para o trabalho e, sempre que possível e desejado, é auxiliado o retorno ao convívio da família.


A ação conjunta é realizada pela Controladoria Geral do Município, pela Secretaria da Cidadania (Secid) e pelo SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

A ação de quarta-feira ainda, realizada entre 18h10 e 23h50, contou com a participação do coordenador de Combate às Drogas da Secid, Marcos Mariano.


A população também pode colaborar com o programa “HumanizAção Inverno”, informando os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento e cuidados. Os telefones para contato são: (15) 3212-6900 (Secid); (15) 3229-0777 (SOS) e 153 (GCM). E quem puder doar cobertores ou alimentos não perecíveis pode entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

Foto: GCM/Divulgação

Cidadania – Agência de Notícias