O programa “HumanizAção” foi criado com o objetivo de atender com dignidade pessoas em situação de rua, oferecendo atendimento social e acolhimento para aqueles que necessitam. Porém, o propósito principal é auxiliar essas pessoas em sua reinserção à sociedade e para que tenham uma chance real de mudança de vida, especialmente proporcionando o reencontro com as famílias de origem, sempre que isso é possível e desejado pela pessoa.
Assim, após as abordagens sociais, depois de conhecer os detalhes de cada caso e oferecer os serviços que estão ao alcance do Poder Público, é verificada também essa possibilidade. “Muitas vezes, encontramos pessoas que vieram para a cidade em busca de trabalho ou outras oportunidades, não tiveram êxito e depois ficaram sem recursos para retornar. Alguns estão há muito tempo fora de casa e acabam perdendo os vínculos familiares. Nós fazemos um esforço para reencontrar esses elos e encaminhar de volta para o convívio familiar”, conta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
A ação vem funcionando em muitas situações. Em setembro, 130 pessoas conseguiram esse retorno ao lar, com o apoio do programa “HumanizAção”.
A operação diária também teve continuidade na noite de quinta-feira (30), quando 30 pessoas foram abordadas pelas equipes e 26 aceitaram receber atendimento social no Serviço de Obras Sociais (SOS). Foram averiguados os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Frei Baraúna, Rodoviária, Rua Martins Oliveira, Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Rua Alexandre Caldini e Centro de Triagem.
Participaram da ação profissionais da Controladoria Geral do Município, da Secretaria da Cidadania (Secid) e do SOS, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Para acionar o programa “HumanizAção”, o munícipe pode ligar para o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid). É possível também doar alimentos não perecíveis, entrando em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Fotos: GCM/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias