Programa “HumanizAção” da Prefeitura de Sorocaba é objeto de estudo de aluna do curso de Ciências Sociais da Unicamp

O programa “HumanizAção”, criado e implantando pelo atual Governo Municipal de Sorocaba, desde 2021, vem chamando a atenção da sociedade, em vários aspectos, por promover uma política pública voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua, de forma humanizada e eficiente, possibilitando, antes de tudo, chances reais para uma completa mudança de vida.

Assim, foi buscando entender o método de trabalho inovador desenvolvido pela Administração da Prefeitura de Sorocaba, que a universitária Sofia Scudeleti Faria, do 2º ano do curso de Ciências Sociais da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), decidiu realizar um trabalho de pesquisa, no qual aborda as práticas e os resultados que vêm sendo obtidos pelo município nessa área.

Nesta quarta feira (31), a estudante visitou o Paço Municipal e se reuniu com o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia, em seu gabinete, para o levantamento de dados sobre o programa. A jovem estudante entrevistou o secretário, dirigindo questões sobre como são feitas as abordagens sociais; qual é a oferta dos serviços que as pessoas em situação de rua têm à disposição; quais os principais aspectos que levam ao sucesso do projeto e, ainda, como isso tem repercutido em outros municípios.

“É muito importante para nós vermos que o ‘HumanizAção’, além dos resultados que vem alcançado, também começa a despertar o interesse de estudantes universitários, como é o caso da Sofia, que nos procurou para conhecer em detalhes como funciona esse trabalho”, comenta o secretário de Governo.

Moradora de Sorocaba, Sofia já conhecia o programa. Além de ver o êxito dessa iniciativa conduzida pelo Poder Público municipal, a estudante também encontrou semelhanças entre esse programa e um projeto já consolidado em Paris, na França, com objetivos muito similares.

“Uma das áreas de estudo que mais me atraem é a Antropologia. Como resido em Sorocaba e conheço o programa desde o início, acabou sendo uma escolha natural falar sobre ele. Além disso, o programa e suas nuances se encaixam perfeitamente nas discussões que já tivemos na Unicamp, até o momento, com foco na Antropologia Urbana. E li, recentemente, um relato etnográfico de um autor chamado Daniel Cefaï que estudou o Samusocial, de Paris, uma ação social que atende os moradores em situação de rua na capital francesa. Pela semelhança com o ‘HumanizAção’, esse texto me inspirou muito, com certeza”, ela relata.

Em seu trabalho, a estudante buscou entender os motivos por trás do sucesso do “HumanizAção”. E descobriu, na entrevista realizada com o secretário de Governo, que muito se deve à escolha dos integrantes da equipe. “Ele contou que os secretários envolvidos no projeto escolheram a dedo as pessoas certas para participar, pela empatia com o tema e por estarem sensibilizadas com a causa, por isso, mais motivadas a trabalharem no programa. Desse modo, atendem as pessoas discutindo caso a caso, analisando programas passados e ações de outras cidades que não obtiveram o sucesso esperado e adaptando-se, para evitar cometer os mesmos erros. É esse engajamento e empenho da equipe, pelo que me contou, o que torna o ‘HumanizAção’ uma ação social de sucesso e com grande visibilidade”, conclui Sofia.

O programa “Humanização” tem a finalidade de ofertar serviços de assistência social para a parcela da população em situação de rua e proporcionar bem-estar, além de oportunidades concretas de transformação de vida. São disponibilizados serviços diários, de domingo a domingo, 24 horas por dia, como: alimentação completa, oferta de banho e roupas limpas, acolhimento noturno, bem como o encaminhamento para os demais serviços oferecidos pela municipalidade, como tratamentos em saúde, cursos de capacitação profissional e o auxílio para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, sempre que é possível e solicitado pela pessoa em situação de rua, assim como de comum acordo com a família, é providenciado o retorno ao lar de origem.

Atenção humanizada

Ao longo de quase dois anos e meio de governo da atual Administração, a Prefeitura de Sorocaba tem dirigido um novo olhar, humanizado e acolhedor, às pessoas em situação de rua no município. O objetivo é proporcionar atendimento digno a esse público, tratando de suas necessidades mais urgentes nas áreas da assistência social e saúde, propiciando também chances reais para uma completa mudança de vida. Desde o início do programa, já foram realizadas mais de 23 mil abordagens sociais, até o fim de abril de 2023, e aproximadamente 20 mil encaminhamentos para serviços sociais, de acolhimento e de saúde. Outro trabalho extremamente importante, que caminha lado a lado ao acolhimento social, é o de encaminhamento para tratamento da dependência química ou de problemas psiquiátricos, em centros terapêuticos e clínicas parceiras, daqueles que aceitam esse tipo de auxílio.

Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Foto: Segov/Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias