Programa “HumanizAção” acolhe 27 pessoas em situação de rua no sábado (28)

 

As equipes do programa “HumanizAção” realizaram abordagens sociais a 46 pessoas em situação de rua, em quatro pontos da cidade, durante este sábado (27), em Sorocaba. A ação ocorreu das 15h às 21h e, entre o total de pessoas abordadas, 27  aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceira da Prefeitura de Sorocaba nessa importante iniciativa social.

Realizado diariamente na cidade, o programa “HumanizAção” é coordenado pela Controladoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), com o apoio do SOS, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Os trabalhos do grupo estiveram concentrados na Praça Coronel Fernando Prestes, Rodoviária e no Centro de Triagem. A equipe igualmente atendeu a uma solicitação de munícipe e se deslocou até a Rua Padre José de Anchieta, também na região central da cidade, onde uma pessoa foi localizada e encaminhada ao SOS. Na entidade, todos os assistidos recebem alimentação completa, cuidados de higiene, roupas e toalhas limpas, além de pernoitar no local.

“O programa ‘HumanizAção’ tem cumprido o seu papel dia após dia, no sentido de resgatar a dignidade das pessoas que vivem em situação de rua, dando a elas uma oportunidade real de mudar de vida, pois a ação vai mais além, orientando para a importância de ingressar no mercado de trabalho, refazer laços familiares e se manter longe das drogas e do álcool. Damos condições para tudo isso, desde que a pessoa esteja disposta”, destacou o secretário da Secid, Clayton Lustosa.

Em caso de constatar pessoas em situação de rua na cidade, o munícipe pode colaborar, acionando as equipes do programa, que irão até esse ponto para prestar o auxílio necessário. Os telefones de contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid).

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) também é parceiro da iniciativa e recebe doações de alimentos não perecíveis, para atender essas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Basta ligar para: (15) 3238-2503.


Cidadania – Agência de Notícias