Programa “HumanizAção” acolhe 13 pessoas em situação de rua neste sábado (23)

 

Na noite deste sábado (23), as equipes do programa “HumanizAção” deram continuidade aos trabalhos diários de abordagem social. Durante a operação, foram atendidas 31 pessoas em situação de rua, em 12 pontos da cidade, sendo que 13 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Foram realizadas buscas em diferentes localidades, como: Praça Central, Praça Mãe Preta, proximidades da Rodoviária, Jardim Piratininga, redondezas do Cemitério da Saudade, UPH Zona Norte, Centro de Referência da Mulher (Cerem), Praça Dom Tadeu Strunk, Avenida Dom Aguirre, entre outras.

Em caso de aceite durante a abordagem social, as pessoas em situação de rua têm acolhimento no SOS (Serviço de Obras Sociais), onde são oferecidos vários serviços essenciais, como: alimentação completa, cuidados de higiene, banho, roupas limpas e pernoite.

A iniciativa municipal tem como intuito ofertar esses cuidados e proporcionar a essas pessoas chances reais de mudança de vida e de reinserção na sociedade, inclusive buscando oportunidades de trabalho e o reencontro com a família de origem, sempre que isso for possível e desejado.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria da Cidadania (Secid), juntamente com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, da Controladoria Geral do Município e do SOS, com o suporte da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população sempre pode colaborar com o programa social, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) ou, também, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285. Ainda, é possível doar alimentos não perecíveis. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

Cidadania – Agência de Notícias