Teve início, neste mês de abril, uma série de capacitações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para profissionais de saúde da rede municipal. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Saúde (SES), por meio da Coordenadoria de Educação em Saúde, em parceria com as divisões de Atenção Básica e Urgência e Emergência.
As capacitações, conduzidas pelos enfermeiros Thiago Martins de Oliveira e Leonardo da Silva, trouxeram atualizações de atendimento nas UBSs e unidades de urgência e emergência em casos mais prementes, além de demonstrações práticas de manuseio de equipamentos em situações emergenciais. “A ideia é qualificar em procedimentos de urgência os profissionais das unidades de saúde que atuam nos postos conhecidos como porta de entrada da população”, explicou o enfermeiro Thiago Martins.
O encerramento da primeira etapa, no Salão de Vidro do Paço Municipal, contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga, que enalteceu a ação. “Sabemos da importância do trabalho feito pelo SAMU e, por isso, parabenizamos, não só pela execução diária desse serviço heroico, como também pela disseminação de conhecimento para os demais setores”, disse o chefe do Executivo.
“Teremos, ainda, mais seis etapas de capacitações até outubro, que contemplarão, além de profissionais das UBSs e UPHs, outros setores, como Policlínica e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)”, pontuou a supervisora responsável pelo Núcleo de Educação Permanente, Tânia Tonet.
Saúde – Agência de Notícias