Um total de 5.477 veículos foi abordado na quinta-feira (25), primeiro dia de operação das barreiras sanitárias montadas por equipes da Prefeitura de Sorocaba, em cinco pontos da cidade. Entre 7h e 22h, ao todo, 10.071 pessoas, entre motoristas e passageiros, tiveram a temperatura corporal aferida e foram orientadas sobre evitar a circulação na cidade, sem necessidade.
A ação prossegue, diariamente, até o dia 4 de abril. Nesta sexta-feira (26), as abordagens tiveram início às 7h, nas barreiras instaladas na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes (em frente ao Paço Municipal), Av. Ipanema (próximo à entrada do Jardim Botucatu), Av. Dom Aguirre (ao lado da Casa do Turista), Av. São Paulo (altura do número 4.500) e Av. Armando Pannunzio (altura do número 1.120).
“Ficamos satisfeitos com a aceitação dos motoristas. Durante as abordagens, constatamos que praticamente todos entenderam como necessários e positivos os bloqueios. Essa conscientização das pessoas é muito importante”, diz o secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão.
O objetivo é impedir aglomerações e evitar que moradores de outras cidades, venham para o interior neste momento crítico da pandemia, sobretudo durante os feriados antecipados pela cidade de São Paulo. As equipes abordam veículos de outros municípios e, de forma amostral, também aqueles com as novas placas padrão Mercosul.
“O fator preventivo é muito importante. Acompanhamos que os paulistanos estão, mesmo, preocupados em não vir para o interior, em razão dessas ações, realizadas em Sorocaba e ainda em outros município”, complementa o secretário de Segurança Urbana.
Cada barreira sanitária conta com equipes das secretarias da Saúde, de Segurança Urbana (Sesu) e de Mobilidade e Desenvolvimento Estartégico (Semob), compostas por agentes de trânsito, guardas civis municipais e técnicos da área da saúde, com o apoio da Polícia Militar (PM).
Saúde
No decorrer das abordagens, as equipes de saúde têm constado pessoas em estádio febril e até casos de suspeita de Covid-19. “Somente na manhã de quinta-feira, nove pessoas apresentavam estado febril e foram orientadas a procurar por atendimento médico. Sem contar casos de pessoas que tinham acabado de se submeter ao teste de Covid”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, Ana Paula Diegues.
Ela orienta que o mais importante é evitar se locomover sem necessidade, principalmente se a pessoa apresentar estado febril. “Ainda orientamos as pessoas de outras cidades, caso não tenham uma justificativa, a retornarem para o município de origem e verificamos se as pessoas têm máscaras e álcool em gel”, acrescenta a coordenadora.
Escolas, postos e supermercados
Como forma de evitar a disseminação da Covid-19, Sorocaba também adota outras medidas restritivas, que compreendem escolas particulares, supermercados e postos de combustíveis, após a confirmação da circulação da variante de Manaus do Coronavírus na cidade.
Enquanto as aulas nas escolas privadas estão suspensas até o dia 30 de março, os postos de combustíveis, desde esta sexta-feira (26) até o dia 4 de abril, passam a funcionar de segunda-feira a sábado, no horário das 6h às 20h. Aos domingos, não deverá haver atividades nos postos.
“Os postos têm sido locais de concentração de jovens e aglomeração durante a madrugada. Essa medida é importante e vem a somar com as operações integradas da GCM e PM, que continuaremos a fazer, todo fim de semana, para coibir esses eventos e outros que favoreçam a proliferação da Covid-19 ”, alerta o coronel Vitor Gusmão.
Quanto aos supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres, também desde esta sexta-feira, operam em horário diferenciado, das 7h às 22h, até o dia 4 de abril. Até domingo (28), a recomendação é que seja limitada a circulação de pessoas nesses locais a um membro por família. A contar da próxima segunda-feira, dia 29 de março, o cumprimento dessa medida passará a ser obrigatório.
Saúde – Agência de Notícias