Prêmio Nobel da Paz é atribuído a Maria Ressa e Dmitry Muratov

O Prêmio Nobel da Paz foi atribuído a Maria Ressa e Dmitry Muratov, pelos seus esforços para salvaguardar a “liberdade de expressão, condição essencial para a democracia e uma paz duradoura”.

Segundo a academia, Maria Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo no seu país natal, as Filipinas. 

Já Dmitry Muratov é agraciado por ter defendido durante décadas a liberdade de expressão na Rússia, em condições cada vez mais difíceis. Destaca-se ainda o fato de, em 1993, ter sido um dos fundadores do jornal independente Novaja Gazeta, uma importante fonte de informação sobre aspectos censuráveis da sociedade russa raramente mencionados por outros meios de comunicação.

BREAKING NEWS:
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the 2021 Nobel Peace Prize to Maria Ressa and Dmitry Muratov for their efforts to safeguard freedom of expression, which is a precondition for democracy and lasting peace.#NobelPrize #NobelPeacePrize pic.twitter.com/KHeGG9YOTT

— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 8, 2021

Os laureados irão receber o prêmio de dez milhões de coroas suecas (quase sete milhões de reais), para além de um diploma e uma medalha.

O Prêmio Nobel da Paz é entregue no dia da morte de Alfred Nobel, a 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega. Este é o único dos seis prêmios que é atribuído e apresentado fora da Suécia, em Oslo, por desejo expresso de Alfred Nobel (1833-1896), uma vez que a Noruega fazia parte do reino sueco em seu tempo.

 

Acompanhe a cerimônia de entrega de prêmios ao vivo: 

WATCH LIVE: Join us for the 2021 Nobel Peace Prize announcement.

Hear the breaking news first – see the live coverage from 11:00 CEST.

Where are you watching from? #NobelPrize https://t.co/uUWS5CDJOu

— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 8, 2021

 

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo