Prefeitura se reúne com servidores do Saae/Sorocaba para anunciar melhorias à categoria

 

O prefeito Rodrigo Manga esteve reunido com cerca de 400 servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, na manhã desta quinta-feira (24), para anunciar uma série de melhorias para a categoria. O encontro ocorreu no Centro Operacional da autarquia, localizado no Jardim Ibiti do Paço.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; dos vereadores Vitão do Cachorrão e Salatiel Hergesel, este último também representando o Sindicato dos Servidores da Prefeitura Municipal de Sorocaba (SSPMS).

“Assim como ouvimos e atendemos as demandas da população, toda semana, indo aos bairros, também fazemos questão de abrir espaço para as solicitações dos servidores. Estivemos aqui, em outubro passado, para ouvir as necessidades da categoria e retornamos agora, em respeito a cada um de vocês, para apresentar tudo o que está sendo feito”, apontou o prefeito Rodrigo Manga.

A primeira demanda dos servidores foi relativa à aquisição de novos materiais e suprimentos. O Saae/Sorocaba fez um levantamento de todos os materiais solicitados pelos servidores operacionais de água, esgoto, drenagem, infraestrutura e logística e a grande maioria deles já está com estoque, sendo que os demais já estão sendo adquiridos.

Outro ponto era a possibilidade de os servidores da autarquia optarem pelo recebimento de tíquete-refeição ou o valor correspondente em pecúnia ou, ainda, em realizar as refeições na própria empresa. “Um novo projeto foi enviado e aprovado na Câmara Municipal e, agora, o servidor já pode fazer a sua escolha. O Saae/Sorocaba está providenciando, inclusive, todos os atos necessários para a reforma do refeitório, iniciada neste mês, e os processos de contratação de empresa para fornecer a refeição”, informou o diretor-geral da autarquia.

Os colaboradores ainda destacaram a necessidade de uma reforma administrativa que contemple, principalmente, a revisão do pagamento de horas extras, mudanças na jornada de trabalho e que seja retomada a remuneração de funcionários que atuam como lideranças das equipes de rua. De antemão, já está autorizada a remuneração de até 40 horas extras, a partir de abril, de acordo com a demanda de serviços operacionais das áreas de água, esgoto, drenagem, infraestrutura e logística.

“Estamos programando um concurso público para contratação de mais servidores municipais, inclusive para o Saae/Sorocaba, e prosseguimos com os estudos para a realização de uma reforma administrativa, com a adoção de um Plano de Carreira”, complementou o prefeito.

Além das demandas solicitadas, neste ano, o Saae/Sorocaba implantou, também, outras ações, como: a criação de um Núcleo de Engenharia, para que todos os projetos sejam iniciados e aprovados com mais agilidade; os uniformes tiveram estoques renovados e disponibilizados para os servidores operacionais; além de que todos os veículos e máquinas da frota estão com as manutenções resolvidas com mais rapidez.

Desde janeiro, também são realizadas iniciativas para otimizar a rotina de trabalho de todos os servidores do Saae/Sorocaba, tais como procedimentos e instruções de trabalho, além de atribuições de funções, de acordo com a qualificação de cada um.

“Em parceira com a Fundação Toyota, está em andamento um programa de gestão otimizada do almoxarifado (Lean Manufacturing), desde o processo de compra até o controle de estoque, trazendo mais eficiência e produtividade a todo o processo”, finalizou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.


Saae – Agência de Notícias