O prefeito Rodrigo Manga esteve reunido com cerca de 150 servidores da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), na tarde desta sexta-feira (3), para ouvir as principais demandas da categoria e anunciar encaminhamentos, a fim de que melhorias sejam viabilizadas. O encontro ocorreu na sede da Urbes, localizada no Jardim Panorama.
Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Semob), Fausto Bossolo (Administração – Sead), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom) e Cléber Fernandes (Recursos Humanos – SERH), além do diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do procurador-geral, Dr. Alexandre Junger; do procurador do Município, Dr. Anderson Tadeu Machado; e do vereador Salatiel Hergezel.
A principal reivindicação dos colaboradores é a realização de estudo para a mudança do regime de trabalho dos funcionários da Urbes, de celetista (cujos deveres e direitos estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) para estatutário (regras que seguem o estatuto dos servidores públicos), o que garantiria melhores condições de trabalho, remuneração e benefícios.
“Estamos atentos às demandas dos servidores e, com certeza, faremos, dentro do que estabelecem as regras do Poder Público, o melhor para atendê-los. Mantemos, também, um canal direto de diálogo com o sindicato da categoria, na pessoa do vereador Salatiel, para traçarmos juntos esse caminho para a valorização do servidor, inclusive, quanto a essa possibilidade de mudança de regime de trabalho”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Uma comissão de servidores, com representantes de diferentes setores da Urbes e da Semob foi formada durante a reunião e vai acompanhar todas as etapas desse processo. “O objetivo é, até o fim deste ano, já ter uma decisão quanto a isso. Alternativa, ainda, conforme sugerido, seria analisar a possibilidade de firmar um acordo de trabalho”, complementou.
Durante o encontro, o prefeito igualmente assinou medida que regulamenta para todos os agentes de trânsito, indistintamente, o recebimento de adicional de periculosidade de 30% do salário. Também autorizou mudança na escala de trabalho de auxiliares operacionais, como forma de dinamizar a atuação no dia a dia.
Urbes – Agência de Notícias