A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), nesta sexta-feira (2), iniciou os serviços de manutenção em cinco ruas de terra junto ao córrego Itanguá, no Jardim Marli, na Zona Oeste da cidade.
As vias estão sendo limpas e niveladas com máquina patrol, aquelas do tipo utilizado em terraplanagem (patrolamento), além de rolo compressor. Elas receberão, ainda, a aplicação de bica corrida (composto formado por pedra britada, pedrisco e pó-de-pedra), para dar firmeza ao solo, evitar a formação de buracos e melhorar as condições de circulação de veículos.
O prefeito Rodrigo Manga e o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa, além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow, acompanharam trecho do primeiro dia de trabalhos no Jardim Marli e aproveitaram para conversar com os moradores das redondezas.
“Esse tipo de manutenção é feito permanentemente em diferentes pontos da cidade, conforme programação prévia ou em caso de eventual necessidade. As equipes aproveitaram para voltar a esse ponto no Jardim Marli, pois o local recebeu recente serviço de desassoreamento do córrego e era necessário regularizar as vias, pois foi intenso o movimento de máquinas na área”, explicou o secretário da Serpo.
Na sequência, o grupo esteve no Jardim Itapemirim, onde, nesta semana, começou nova fase de desassoreamento, mas em outro ponto do córrego Itanguá. A ação é preventiva contra alagamentos e será executada em um trecho total de mil metros. Uma escavadeira hidráulica opera no local e a estimativa é que sejam retirados cerca de 20 mil metros cúbicos de resíduos.
“Estamos atentos às demandas em toda cidade, com foco também em regiões como esta, onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de um olhar atento do Poder Público, a fim de garantir melhores condições de vida. Trata-se aqui de um conjunto de ações complementares importantes e que está sendo dada sequência a elas”, destacou o prefeito.
Saae – Agência de Notícias