A população pode participar, neste sábado (25), de uma programação próprio de férias no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Os visitantes terão a oportunidade de conferir a divulgação do resultado da campanha para ajudar a escolher o nome da novidade lontra que vive no Zoo, conferir o rico montão do Museu de Zoologia e ainda saber os bastidores do parque.

Governado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sema, o “Quinzinho de Barros” é um dos mais completos zoológicos da América Latina. Além do lazer, o parque desempenha importante trabalho de pesquisa, conservação das espécies, bem-estar bicho e ensino ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Das 9h30 às 12h30, pais e filhos terão a oportunidade de saber mais de perto o montão do Museu de Zoologia, constituído por peças biológicas e animais taxidermizados (“empalhados”). O objetivo é despertar a curiosidade sobre os animais e permitir aos visitantes perceberem que cada bicho tem características únicas, de modo a sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade.

O Museu de Zoologia do Zoo de Sorocaba, inaugurado em 1988, conta com tapume de milénio peças, porquê os famosos animais taxidermizados (popularmente conhecidos porquê “empalhados”), além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, ovos, bicos, entre outros.

Para a visitante ao Museu de Zoologia, não há urgência de letreiro, bastando estar presente no dia, horário e lugar. Será permitida a ingresso de 20 pessoas, por vez, e a participação será por ordem de chegada. A duração da visitante é de tapume de 20 minutos.

Aliás, a equipe de Instrução Ambiental do Zoo vai anunciar, neste sábado (25), o resultado da campanha para a escolha do nome da novidade lontra que vive no Zoo de Sorocaba, um viril e chegou ao zoológico com três meses de idade. Ele foi encontrado recém-nascido e órfão, na cidade São José dos Campos (SP) e foi resgatado e zelo pela equipe de um Núcleo de Restauração de Animais Silvestres (CRAS). A divulgação do nome mais votado e a entrega de um “presente” a ele acontecerá às 11h, em frente ao recinto da espécie.

Por término, a atividade Conhecendo os Bastidores do Zoo ocorrerá às 9h30 e às 11h30. Os visitantes terão a oportunidade de saber o funcionamento interno do parque, por meio de visitante monitorada. O objetivo é apresentar ao público um pouco mais sobre o zoológico e o trabalho desenvolvido de conservação, pesquisa, bem-estar bicho, ensino ambiental e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Lá, eles conhecerão o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e prometer que os animais recebam uma sustento balanceada e de congraçamento com suas necessidades, e o Setor de Biologia e Veterinária, responsável por prometer a saúde e o bem-estar dos animais do Zoo.

As pessoas interessadas em participar devem estar presentes no dia e horário, em frente ao recinto das antas. Será permitida a ingresso de 20 pessoas, por vez, e a participação será por ordem de chegada.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é acessível de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos supra de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa exigência, são isentos de pagamento do ingresso.