Fotos: GCM e Sema

A Prefeitura de Sorocaba realizou, na noite de quarta-feira (26), mais uma operação integrada para coibir o ruído abusivo emitido por escapamento de motocicletas. Dessa vez, a blitz ocorreu na Avenida Brasil, na Vila Carvalho, Zona Norte da cidade. Ao todo, 21 motos foram abordadas e 44 autuações emitidas, sendo nove delas por infração ambiental. Quatro motocicletas acabaram apreendidas, devido a irregularidades.

A iniciativa ocorre periodicamente e é promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).

A operação teve início às 18h30, para coibir, sobretudo, a poluição sonora causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros. A equipe da Sema vistoriou 15 motos, das quais nove foram autuadas, após constatação de ruído excessivo, mediante avaliação com o uso  de sonômetro. Cada multa tem o valor de R$ 3.099,52 (Lei Municipal nº 11.367/2016).

Os agentes de trânsito e GCMs emitiram 35 multas, por irregularidades com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e fizerma as qautro apreensões. A GCM recolheu duas motos, sendo que em uma delas o condutor realizava malabarismos pela via; a outra estava com o licenciamento vencido e o condutor não fez o pagamento no local. As outras duas motocicletas foram apreendidas pela Semob, por problemas na documentação.

A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, de forma permanente, pesquisa on-line para identificar as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança, para planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no link: https://tinyurl.com/pesquisaruidomotocicleta.