Prefeitura lança projeto “Turismo de Observação de Aves” no dia 27 de agosto

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), em parceria com o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), lançarão, no dia 27 de agosto, às 10h, o projeto “Turismo de Observação de Aves”. A divulgação será feita na plataforma virtual Google Meet, pelo link: https://meet.google.com/kbp-cmcq-zky.

A prática da Observação de Aves, também chamada de “Birdwatching”, em inglês, é uma atividade em que os participantes visam observar os animais em seu habitat, sem interferir no seu comportamento ou no ambiente em que se encontram.

Apesar de ser um hobby antigo, originário dos Estados Unidos e Inglaterra, a prática vem ganhando força no Brasil e nas cidades do interior. “A atividade tem se demonstrado uma importante ferramenta na promoção do turismo sustentável e nas atividades de educação ambiental”, explica a chefe de Divisão de Fomento ao Turismo, Daniele Leite.

O Roteiro de Observação de Aves é uma ação do Plano Diretor de Turismo de Sorocaba e uma das ações desenvolvidas pela Sema para alcançar as metas de Aichi (província japonesa) para Conservação da Biodiversidade Biológica e um dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Devido ao engajamento de pessoas que praticam a observação de aves, em 2012, foi formado o Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves) no Parque da Biquinha, que hoje é autônomo.

Desde então, o Coaves se reúne em diversos parques e outras áreas verdes do município e região para a prática. As atividades de observação são desenvolvidas em campo e, atualmente, os encontros ocorrem remotamente, em razão da pandemia.

“Sorocaba conta, hoje, com dois Clubes de Observadores de Aves: o Coaves Adulto, que é autônomo e destinado para jovens e adultos e o Coaves Kids, que fica localizado no Parque da Água Vermelha, sob coordenação da equipe de Educação Ambiental da Sema e membros do Coaves Adulto”, destaca o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Gentil César Júnior.

O projeto de divulgação das ações consiste em oito placas instaladas nos principais parques da cidade, onde constam as 30 espécies de aves observadas com mais frequência, bem como mapa, foto e legenda para melhor localização.

Nessas placas constam, também, um QR Code direcionando para uma lista que contém todas as espécies de aves registradas até o momento naquele parque, um código direcionando aos demais parques que estão contemplados no roteiro e outro que dá acesso ao Guia Completo de Observação de Aves da cidade.

Além disso, há, no verso de todas as placas, dicas e curiosidades sobre a observação de aves, focada especialmente nas espécies encontradas na cidade de Sorocaba. Todo o material foi produzido e cedido ao projeto pelo Coaves, que teve um papel fundamental nesta construção.

Os parques contemplados são: Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”; Parque da Água Vermelha; Parque Campolim; Parque Chico Mendes; Parque da Biquinha; Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do Córrego Água Vermelha; Parque das Águas e Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Para acessar todo o conteúdo desenvolvido para o Roteiro de Observação de Aves é só acessar: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/categorias_visite/observacao-de-aves/.

Meio Ambiente – Agência de Notícias