Prefeitura lança mapa da “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região” durante Festival da Cerveja Artesanal no domingo (20)

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), lançou, na tarde de domingo (20), o mapa da “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região”, durante o Festival da Cerveja Artesanal de Sorocaba – St. Patrick’s Day, realizado no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. O mapa foi produzido pela Sedettur, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e com o apoio do APL (Arranjo Produtivo Local) Cervejeiro do PTS e da Associação Cerveja Livre, podendo ser baixado pelo link: https://abre.ai/edxC.

 

“O mapa da ‘Rota Cervejeira de Sorocaba e Região’ tem o objetivo de conferir, ainda mais, visibilidade ao setor cervejeiro de Sorocaba e região, além de atrair cada vez mais turistas à cidade, fomentando esse ramo de atuação”, diz o secretário da Sedettur, Robson Coivo. As cervejarias da região já vêm, há algum tempo, se destacando no setor, principalmente após serem reconhecidas pelo Governo do Estado como um Polo Cervejeiro.

 

A ideia do mapa é apresentar e conduzir os visitantes por uma trilha que os permita conhecer os processos de fabricação, além de apreciar a qualidade e as especificidades das cervejas artesanais produzidas local e regionalmente. “O mapa tem o intuito de incentivar as pessoas a conhecerem outras cervejarias de produção própria, em Sorocaba e região, além de cada processo único de produção”, afirma Daniele Leite, chefe de Divisão de Fomento ao Turismo da Sedettur.

 

Composta por 23 pontos de visitação, entre Sorocaba e outras cidades que compõem a Região Metropolitana, a Rota Cervejeira abarca diversas cervejarias, incluindo visitação às suas fábricas e, também, aos chamados brewpubs (estabelecimentos onde a cerveja é feita e consumida no mesmo local). Ainda,  participam da trilha cervejarias do estilo Tap Room/Bar, Tap House/Bar e Empório, que trabalham exclusivamente com cervejas especiais e artesanais. As Tap Houses, por sua vez, igualmente estão presentes, oferecendo várias torneiras de chope artesanal, mais as Tap Room, que são aquelas onde estão engatadas as cervejas próprias da casa para o consumo.

 

 

O gestor da Associação Cerveja Livre, Luis Bramante, destaca que o mapa da Rota Cervejeira de Sorocaba e Região é mais uma alternativa para expandir as vendas das cervejeiras locais. “Queremos evidenciar e divulgar, cada vez mais, o excelente trabalho dos microempreendedores de cervejas artesanais e chope instalados na cidade e região”, complementa.

 

Festival da Cerveja Artesanal de Sorocaba – St. Patrick’s Day

 

Durante o evento típico, que seguiu no sábado e domingo (19 e 20), os visitantes puderam conhecer mais sobre o processo de fabricação das cervejas artesanais locais e regionais, em 10 pontos de visitação espalhados pelo evento, além das especificidades de cada fabricante, apreciando as qualidades e os tipos produzidos em Sorocaba e região.

 

Ao todo, 19 cervejarias da cidade integram a Associação Cerveja Livre, sendo elas: Bretão Pub, Bulgaro’s Beer, Burgman, Beer Store, Pineal, RX, SB, Sorocaba Bier, Cervejaria Sorocabana, Dautch Bier, Empório Artesanal Sorocaba, Frater’s Pub, Happy Brew, Synergy, 3 Américas, Wayne 190, Hoppie Tap House, Imperatriz e Overture Cervejaria. Há outras quatro da região: Cervejaria Leona, de Araçoiaba da Serra; Bamberg e Hoffen Bier, de Votorantim e Cervejaria Comendador, de Tatuí.

 


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias