Prefeitura inicia nova remoção de plantas aquáticas no Parque das Águas

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba iniciaram novamente, nesta quarta-feira (9), os trabalhos para a remoção de plantas aquáticas nos lagos do Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté. Antes disso, o mesmo processo já havia sido realizado pelo Município entre setembro e outubro do ano passado.

“A Prefeitura solicitou essa ação conjunta entre a Sema e o Saae para que seja realizada a contenção da proliferação da vegetação, o mais rapidamente possível. A nossa previsão é que todo o serviço, contando os dois lagos do parque, seja finalizado em cerca de 30 dias”, afirma o diretor-geral do Saae, Tiago Suckow.

A ação de limpeza está sendo executada com o auxílio de uma retroescavadeira para remover as plantas aquáticas. Em paralelo, uma equipe embarcada, utilizando um bambu preso a uma corda, faz a delimitação da área já limpa e, consequentemente, arrasta a vegetação a ser retirada para um ponto do lago que esteja ao alcance da retroescavadeira.

Esse foi o mesmo sistema já adotado com sucesso pela autarquia para realizar a limpeza nos lagos do Parque das Águas e na Bacia de Contenção do Abaeté, no ano passado, quando também ocorreu essa mesma proliferação das plantas aquáticas. Toda a vegetação removida será devidamente descartada no Aterro de Inertes.


Saae – Agência de Notícias