Prefeitura inaugura novas instalações do CAPS AD III “Saca Só”

Com espaço amplo, nova estrutura oferece mais conforto para pacientes e servidores

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, inaugurou, na tarde desta segunda-feira (12), as novas instalações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) AD III “Saca Só”. Com espaço amplo para oferecer mais conforto aos pacientes e servidores, além de fortalecer a assistência na cidade, a nova unidade fica localizada na Rua Giovani Boletta, 35, Jardim Maria Eugênia.

Durante a solenidade de inauguração, além do prefeito Rodrigo Manga, participaram o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, e os vereadores Cristiano Passos, Vitão do Cachorrão e Fernanda Garcia. Também estiveram presentes a coordenadora do CAPS AD III “Saco Só”, Maria Madalena Sudário, a supervisora da Coordenação de Saúde Mental, Lívia Siviero, equipes da Ouvidoria Geral do Município e servidores da unidade.

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, destacou que, quando o atual governo assumiu a gestão da Prefeitura, esse CAPS encontrava-se irregular, funcionando em uma antiga UBS (Unidade Básica de Saúde). “Hoje, cumprimos com nossa palavra quando informamos para os servidores desse CAPS que eles teriam um local novo e digno para exercer esse importante trabalho em nossa cidade”, salientou o secretário.

Já, o prefeito Rodrigo Manga deu ênfase na importância da assistência do CAPS para ajudar na recuperação de pessoas dependentes de álcool e drogas. “Eu posso afirmar o quanto esses servidores trabalham com amor no atendimento a esses pacientes. Já ouvi muitas pessoas que se tratam no CAPS elogiando o serviço. Por isso, temos que aplaudir e homenagear esses profissionais pelo lindo trabalho que executam”, afirmou.

Ao fim da inauguração, o prefeito aproveitou para visitar toda a nova estrutura e se colocar à disposição para fortalecer, cada vez mais, a Rede de Atenção Psicossocial do município.

CAPSs

Sorocaba possui oito CAPSs e essas unidades têm a missão de oferecer assistência às pessoas que apresentam transtornos mentais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) deve assistir diferentes graus de complexidade e promover amparo integral.

Além disso, os CAPSs oferecem acolhimento noturno, atenção aos usuários em crise, visitas domiciliares e acompanhamento no território, entre outros serviços. Os pacientes podem procurar os serviços de saúde mental por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos próprios CAPSs.

 

Saúde – Agência de Notícias