Prefeitura firma parcerias voltadas à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Jovens participantes do projeto “Oficinas Cri@tivas”, de qualificação profissional, oferecido pelo CRAS Vitória Régia em parceria com o CIEE

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), em suas unidades da rede CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), está firmando parcerias com empresas e instituições da cidade, para capacitação e auxílio no ingresso ao mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social.


As ações já começaram, neste ano, no CRAS Vitória Régia, onde foram realizadas as “Oficinas de Cri@tividades”, em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). Ao longo de quatro encontros semanais, foram debatidas temáticas, como identidade e conceito de trabalho; etapas do processo seletivo; postura profissional e habilidades interpessoais e planejamento. As oficinas foram dirigidas ao público de 14 a 24 anos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Ao término das atividades, os jovens receberam certificado e todos os interessados estão sendo encaminhados para oportunidades de aprendizagem e estágio.


“É muito importante essa parceria entre o CRAS e o CIEE. Foi um momento de troca de aprendizados, preparatório para futuras oportunidades de emprego para esses jovens”, relata a coordenadora do CRAS Vitória Régia, Rita de Cássia Farias da Silva, que acompanhou todo o processo.


Outra iniciativa desenvolvida na rede socioassistencial (CRAS e NAPETI), nesse sentido, é o projeto “Meu Futuro”, realizado em parceria com o Instituto Geração Futuro, que visa proporcionar qualificação profissional para adolescentes e jovens em situação de trabalho infantil, acolhimento institucional ou vulnerabilidade social, preparando-os para a reinserção social. Trata-se de uma formação iniciada em janeiro e que se estende até maio. Estão sendo atendidos 21 jovens pelo projeto. As aulas acontecem na sede da instituição, no bairro de Santa Rosália, e os participantes receberam vale-transporte para facilitar sua participação. O projeto está entre os que foram selecionados a partir de edital lançado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).


Novas parcerias


A unidade do CRAS Ipiranga também está envolvida na criação de projeto específico para esse público. Visando apoiar adolescentes e jovens em idade que permite a inserção no mercado de trabalho, como jovem aprendiz ou estagiário, foi realizado um encontro com a empresa Eduzz. A empresa, que tem foco na área educacional, sinalizou seu interesse em realizar uma parceria com essa unidade do CRAS. O objetivo é proporcionar capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, ampliando seu preparo e sua competitividade profissional. A prioridade deverá ser atender famílias que residam próximo à empresa.


“São parcerias, como essas, que têm gerado oportunidades para que adolescentes e jovens, além de suas famílias, passem a olhar para o futuro sob uma melhor perspectiva. Assim como já aconteceu, no ano passado, com a formação profissional de jovens atendidos pelo CRAS Habiteto
e outros assistidos pelo NAPETI, que receberam formação profissional, a partir de uma parceria com a escola ITEMM (Instituto Técnico Educacional Mirian Menchini), e de outros que receberam encaminhamento para vagas de estágio em grandes empresas, após serem atendidos em uma parceria com o Projeto Pescar”, afirma o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias