A Prefeitura de Sorocaba, nesta segunda-feira (31), oficializou a entrega da revitalização da Praça Largo do Divino, localizada no Jardim São Paulo, Zona Oeste da cidade. As obras, iniciadas em junho passado e que fazem parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, foram executadas em parceria com a Construtora Planeta, por meio de medida mitigadora.
Construído em 1877, o Largo do Divino, desde 1996, é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba. O seu nome surgiu da vinda da imagem do Divino Espírito Santo, de Portugal, em 1881, para a capela existente na praça, que, no passado, serviu de antiga passagem e ponto de parada para os tropeiros.
Toda a área da praça, medindo 5.989,269 metros quadrados, foi recuperada. “Esse local é um dos principais pontos históricos da nossa cidade e, há anos, merecia um carinho especial. Mais que uma reforma, durante os trabalhos, todas as características originais foram preservadas. A obra valoriza toda essa região”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato no local.
Na ocasião, o chefe do Executivo esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Antonio Zamuner (Cultura – Secult) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do diretor de Incorporação da Construtora Planeta, Henrique Penteado Teixeira. Também participaram o Diácono Agostinho dos Santos Júnior, da Paróquia do Divino Espírito Santo, os Festeiros do Divino, fiéis e moradores do bairro.
Os serviços realizados incluíram a manutenção do calçamento e da academia ao ar livre, playground, a implantação de bancos e iluminação com lâmpadas em LED, além de completo paisagismo. Houve, ainda, o plantio de mudas de árvores nas laterais da capela, de forma a não comprometer a relação do vazio arquitetônico existente entre o templo e a praça.
“Ficou muito bonita a praça, que estava mesmo precisando de melhorias. E já se pode notar que aumentou o movimento, principalmente depois que os alunos saem da escola e vem aqui, para brincar no novo parque e aos sábados também, na feira de artesanato semanal”, disse o auxiliar administrativo e secretário paroquial Guilherme Augusto Calegare, 36 anos, enquanto o filho dele, Joaquim, de 5 anos, divertia-se no escorregador do playground.
A restauração levou em consideração o desenho original dos sete acessos existentes na praça. Em cada um deles, foram instaladas novas placas que representam as virtudes do Divino Espírito Santo. O desenho original da Rosa dos Ventos, na área central da praça e que estava desgastado, ganhou novo revestimento em cimentado varrido, com detalhes em piso intertravado.
“Esta praça, há muito tempo, serviu de palco para muitas apresentações culturais. Fica o nosso compromisso de resgatar momentos como esses”, acrescentou o secretário de Cultura.
“Esta praça é um espaço para servir a Deus e à comunidade. Uma obra que é sinônimo de presteza e qualidade do Poder Público Municipal”, comentou o Diácono Agostinho, representando o pároco Paulo Malzoni, pouco antes de ministrar uma benção à nova praça.
O secretário da Serpo, atendendo aos pedidos da comunidade local, comentou que outra praça no bairro, localizada na Rua Luís Mendes de Almeida, junto ao Centro de Educação Infantil “Dona Zizi de Almeida” (CEI-03), também está sendo revitalizada, desta vez por equipe própria da Serpo. “É mais qualidade de vida para a população”, completou.
Serviços ao cidadão
Durante a entrega da obra, também foram oferecidas diversas atividades gratuitas à população: aferições de pressão arterial e glicemia e Ônibus da Mulher, pela Secretaria da Saúde (SES); Gibiteca Itinerante, da Secretaria de Cultura; atendimentos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e cursos profissionalizantes da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur); entrega de informativos sobre o uso consciente da água e o programa Caixa d’Água Social, do Saae/Sorocaba; exposição de animais taxidermizados, pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças, pela Zoonoses/SES, mais o Procon Móvel e a presença do cão terapeuta Buddy, do Canil da Guarda Civil Mjnicipal (GCM).
Moradora do bairro desde pequena, a aposentada Sueli de Fátima Galvão, 63 anos, prestigiou a reinauguração da praça e ainda pôde usufruir dos serviços gratuitos. “A glicemia e a pressão estão em ordem, gracas a Deus. Aproveitei também para consultar o Procon e esclarecer uma dúvida como consumidor. Quanto à praça, ficou linda realmente e espero que todos ajudem a cuidar dela, para ficar sempre assim tão bonita”, finalizou.