Prefeitura entrega autorização para artesãos atuarem na Feira do Artesanato em 2023 na cidade de Sorocaba

Com a presença de profissionais do ramo de artesanato e alimentos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) e com o apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), entregou, na noite de terça-feira (9), a autorização de funcionamento a 33 profissionais da Associação Sorocabana de Artesanato (ASA). O documento, que permite a esses profissionais continuarem atuando na Feira do Artesanato ao longo do ano de 2023, foi entregue durante evento promovido no Salão de Vidro, localizado no andar Térreo do Paço Municipal.

Na entrega das autorizações, também foi anunciada a padronização das barracas aos artesãos e profissionais do ramo alimentício ligados à ASA e devidamente cadastrados na Sert, que participam das edições da Feira do Artesanato. As tendas que comercializam artesanato serão de 2,0 x 2,0 metros. Já, as barracas para o ramo alimentício terão as dimensões de 3,0 x 2,0 metros.

“Parabéns a todos que receberam a autorização para continuar o importante trabalho na tradicional Feira do Artesanato na cidade. Não podemos deixar essa profissão, que passa de geração em geração, estagnar. Temos que inovar e avançar, sempre! Diante disso, estamos promovendo a padronização das tendas, para melhorar as condições de trabalho dos artesãos e de atendimento à população, com toda qualidade e conforto”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, antes de entregar as autorizações aos profissionais da área.

Além do chefe do Executivo, prestigiou o evento o secretário de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional, Anselmo Neto; mais o presidente da Urbes -Trânsito e Transportes, Sergio Barreto e, representando a Câmara Municipal, esteve presente o vereador Fausto Peres.

“A tradicional Feira do Artesanato é importantíssima para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, além da geração de emprego e renda aos munícipes. O projeto de novas tendas é algo positivo, que irá melhorar, ainda mais, as condições de trabalho e de atendimento, conquistando mais consumidores em áreas competitivas no município”, relatou o secretário da Sert.

Já, a presidente da ASA, Maria de Fátima Lima Picolo, em sua fala no evento, destacou a importância da atual Gestão para a valorização do setor em Sorocaba. “Obrigado a todos, aqui, presentes, que representam a Feira do Artesanato. Hoje, nossa profissão está em alta, graças à atenção especial deste Governo, que trabalha em prol da nossa classe. Parabéns a todos os envolvidos neste grande trabalho”, enfatizou.

Onde encontrar o artesanato local

Atualmente, a Feiras do Artesanato ocorre em seis espaços diferentes da cidade: Praça Coronel Fernando Prestes, Praça Carlos de Campos, Parque Carlos Alberto de Souza (Campolim), Praça da Maçonaria, Largo do Rosário e Praça Frei Baraúna. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, durante a semana, e das 9h às 14h, aos sábados.

A população que visita as feiras pode conferir uma grande variedade de produtos confeccionados artesanalmente, como: artigos em crochê e tricô, bijuterias, peças decorativas, artigos em couro, mosaicos, quadros, porcelanas, roupas e acessórios para pets, plantas ornamentais, entre outras técnicas artesanais, além de barracas de comidas típicas brasileiras e internacionais, como bolinho caipira, crepe, yakissoba, waffer, tapioca, pastel, fogazza e muito mais. O calendário 2023 das feiras de artesanato já pode ser conferido no site: https://turismo.sorocaba.sp.gov.br/visite/feira-de-artesanato-de-sorocaba/.

Já, a Casa do Artesão, que fica no piso Térreo do Bloco A do Pátio Cianê Shopping, ao lado do Terminal Santo Antônio, funciona diariamente das 10h às 22h. Em exposição, estão os trabalhos de dezenas de integrantes da Associação Sorocabana de Artesanato, como bolsas customizadas, bijuterias, toalhas e panos de prato pintados à mão, artigos feitos em tricô e crochê, tapetes, vasos, souvenires da cidade e inúmeros outros itens confeccionados artesanalmente.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3316-1646.

Fotos: Michelle Alves/Secom.


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias