A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, na noite desta terça-feira (19), o encontro “Negocia Sorocaba”. O evento foi direcionado especialmente aos vendedores ambulantes que atuam na cidade, com o objetivo de informar e orientar esse público sobre cursos e outras capacitações que podem auxiliar esses empreendedores a crescerem profissionalmente, expandindo seus negócios.
O evento, gratuito, foi realizado no auditório da Universidade do Trabalhador (Uniten). Ministrado pelo analista de negócios do Sebrae Sorocaba, Ivan Ramos, contou também com a participação dos diretores de Área da Sedettur, Bruno Santana e Fernando Marques, além do coordenador, Marcos Lensk.
A reunião teve início com a apresentação de dois vídeos mostrando casos de sucesso de empreendedores que começaram seus negócios como ambulantes e que, atualmente, são também consultores e palestrantes. Um é o pipoqueiro Valdir, que fez do seu carrinho de pipocas uma empresa com mais de uma centena de itens de inovação; e o outro, o vendedor de água Rick Chester, que já ministrou palestra até na Universidade de Harvard, nos EUA.
Partindo desses exemplos de sucesso, o “Negocia Sorocaba” orientou os profissionais ambulantes sobre ferramentas acessíveis e que os ajudem a alavancar suas vendas.
“Uma das principais qualidades do bom empreendedor é ter persistência, pois sabemos que a taxa de mortalidade das pequenas empresas é muito alta. Estamos aqui para proporcionar a esses profissionais oportunidades que lhes permitam avançar e crescer, cada vez mais, em suas áreas de atuação “, resume o analista Ivan Ramos.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias