A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e em parceria com o Governo do Estado, como parte do Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, realizará uma grandiosa operação de desassoreamento no trecho urbano do Rio Sorocaba, em uma extensão de 9,2 quilômetros e em mais 1,6 km do córrego Itanguá.
A Prefeitura e o Saae/Sorocaba informam que essa será a maior obra de desassoreamento já realizada no município. “Vamos resolver mais esse problema que perdurava, há tantos anos, na cidade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
Os serviços no córrego Itanguá começam já na próxima semana, enquanto no Rio Sorocaba devem ser iniciados em até 20 dias, assim que liberada a licença ambiental pela Cetesb. “Depois, as duas obras serão executadas de forma conjunta, sob o gerenciamento do Saae/Sorocaba, e com recursos e maquinário do Governo do Estado. Os trabalhos deverão durar até seis meses. Só do córrego Itanguá, a previsão é que sejam retirados cerca de 10 mil metros cúbicos de materiais inservíveis”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Em janeiro passado, o Saae/Sorocaba realizou obras de desassoreamento no córrego na região do Itapemirim e Jd. Marli, com recursos próprios da autarquia, para atender demanda emergencial de combate a alagamentos na região. As intervenções ocorreram em uma extensão total de 520 metros. Houve abertura do canal nos pontos de estrangulamento e limpeza sob a ponte. Ao todo, foram retirados seis mil metros cúbicos de material inservível, equivalente à quantidade de 500 caminhões, incluindo entulho e sujeira retirados das margens do córrego.
De acordo com o Saae/Sorocaba, esse mesmo serviço de limpeza e desassoreamento também é realizado em outros córregos por todas as regiões da cidade, de forma permanente, ao longo do ano todo, sempre onde há passagens viárias sobre o córrego. Nesses pontos, é feita, sobretudo, a limpeza da tubulação e das galerias.
“Agora, nessa parceria com o Estado, o trecho de desassoreamento do córrego Itanguá será entre a Avenida Riusaku Kanizawa e a Rua Manoel de Camargo Sampaio (Jardim Marli). Nossa equipe está pronta para mais esse desafio, como forma preparar a cidade e evitar alagamentos”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.
Saae – Agência de Notícias