A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) retomam a comemoração do Dia do Ferroviário com ações culturais de forma presencial, uma vez que, nos dois anos anteriores, as atividades vinham sendo realizadas de maneira on-line, devido à pandemia. Uma programação gratuita foi especialmente preparada para esta sexta-feira (29), a partir das 14h, no Chalé Francês, no Centro.
A celebração é uma referência à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, conhecida, hoje, como a Estrada de Ferro Mauá, inaugurada pelo Barão de Mauá, no dia 30 de abril de 1854.
O evento visa prestigiar a trajetória dos trabalhadores ferroviários, sendo que esse tipo de transporte foi fundamental para o desenvolvimento de Sorocaba, região e de todo o País.
As ações terão início às 14h, com o encontro “Café com Memória”, que terá a participação de ex-ferroviários para um bate-papo sobre a profissão, relembrando a rotina e os momentos importantes para aqueles que viveram esse período primordial da cultura sorocabana. Durante a roda de conversa, será servido um café especial para os participantes. A programação segue com a presença de “Arleques O Violeiro”, que fará uma apresentação musical, às 15h.
O Chalé Francês fica localizado no Jardim Maylasky, na Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1026 ou pelos e-mails: museusdesorocaba@gmail.com e museusdesorocaba2@gmail.com.