Prefeitura de Sorocaba tem novos eventos em referência ao Dia da Consciência Negra na Chácara do Idoso

 

Nesta quinta-feira (24), às 9h, a Chácara do Idoso, ligada à Secretaria da Cidadania (Secid) da Prefeitura de Sorocaba, recebe a Oficina de Turbantes, com a professora Nia. A ação faz parte da programação, que se estende ao longo do mês de novembro, em referência ao Dia da Consciência Negra (20/11). Todos os interessados a partir dos 55 anos, que são ou podem se tornar frequentadores da Chácara, são convidados a participar gratuitamente.

Da mesma forma, na próxima terça-feira (29), será a vez de uma Roda de Conversa, também na Chácara do Idoso, com o Conselho Municipal da Igualdade Racial, quando se falará sobre as temáticas do combate ao racismo e preconceito. Mais um evento gratuito e aberto ao público da terceira idade. A promoção de todos esses eventos é da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secid.

A programação teve início na terça-feira (22), quando o público que frequenta o local pôde participar da Oficina de Bonecas Abayomi, com a professora Marilda Corrêa. A atividade foi proporcionada pela Prefeitura, por meio da Secid, contando com a organização e participação da responsável pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secid, Viviane Taveira.

“Nossos idosos participaram com muito empenho em aprender a confeccionar as bonecas Abayomi, que significam alegria. E, assim, também puderam conhecer mais sobre a história dos africanos no Brasil”, conta o coordenador da Chácara, Sergio Marcelo S. Sauer. “Os participantes também aprenderam a canção ‘Kaminhole’ e descobriram que todo trabalho realizado pelos negros era feito em meio a canções alegres entoadas por eles”, ele completa.

As alunas, bastante atentas, se dedicaram muito para aprender a confeccionar as lindas bonecas ensinadas pela professora Marilda. Para finalizar a aula, foi oferecido a todos um delicioso suco de fruta, colhida na hora do pomar da Chácara, servido com bolachinhas salgadas.

A Chácara do Idoso fica localizada na Rua Manoel Affonso, 64, na Vila Progresso. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3302-3737.

Fotos: Chácara do Idoso/Divulgação


Cidadania – Agência de Notícias