Prefeitura de Sorocaba, Sebrae e ACSO realizam encontro Mães Empreendedoras no CRE

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), realizou, nesta quinta-feira (27), a partir das 19h, o encontro Mães Empreendedoras, em formato híbrido on-line e presencial, no Centro de Referência em Educação (CRE).


O objetivo da reunião foi abrir um espaço para a troca de experiências, estimulando o público para a ação empreendedora.


A abertura foi realizada pelo gerente regional do Sebrae, Alexandre Martins, e pelo secretário da Sedettur, Robson Coivo, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião. Alessandra Brito também esteve presente, representando Sérgio Reze, presidente da ACSO.
Em sua fala, Robson Coivo destacou a importância de se ampliar as oportunidades de empreendedorismo, para que mais mulheres também desempenhem esse papel. “Sabemos que não é fácil, mas vocês, mulheres, têm dominado essa área e são exemplos, com sua garra, poder de persuasão e sensibilidade. Venho de uma família de mulheres empreendedoras e isso é motivo de orgulho para mim também como cidadão”, afirmou o secretário.


Alexandre Martins ressaltou que, atualmente, 50% dos líderes à frente das micro e pequenas empresas são mulheres. “Muito em breve, as mulheres estarão em maior número e vemos isso como algo muito positivo, pela capacidade que todas têm de administrar”.


Priscila Budemberg, consultora de Negócios do Sebrae Sorocaba, intermediou o encontro e lembrou o quanto as mulheres estão cada vez mais liderando as iniciativas empresariais. “Hoje, 31% das mulheres têm CNPJ, para 29% dos homens”, comparou. “São números que mostram o quanto as mulheres estão dispostas a arriscar e ganhar espaço no mundo dos negócios, não só por necessidade, mas por vocação, uma vez que elas aprendem, desde cedo, a realizar várias tarefas ao mesmo tempo”, concluiu.


No primeiro painel do evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, uma das palestrantes da noite, ilustrou essa realidade com seu próprio exemplo, contando sobre sua rotina como mulher, esposa, mãe e empreendedora, tarefas que concilia com desenvoltura. “Vejo que o exemplo não é só meu. Ser mulher, hoje, é ser incansável. Mas, é assim há muito tempo e tenho como maior exemplo a minha mãe, que também é uma mulher empreendedora, sempre foi e eu aprendi muito com ela. Agora, além de esposa, mãe, empresária, dona de uma agência de publicidade, dirijo um partido. E fui buscar formação profissional para isso. Faço pós-graduação nessa área e vejo que as mulheres ainda têm um desafio pela frente nesse setor. Sou missionária também, mas não só espiritualmente. Minha missão é ajudar as pessoas e levantar outras mulheres. É, assim, nos ajudando, umas às outras, que a gente aprende a ser resiliente na vida”, considerou.


A segunda parte do encontro teve a participação on-line da empresária, mãe e palestrante Zenaide Ficanha. Ela falou de sua história como profissional da área de estética. Foi após passar por um drama pessoal, quando perdeu a voz em decorrência de uma paralisia nas cordas vocais resultante de uma cirurgia, que o seu desejo de superação ganhou força e ela teve a certeza de que queria compartilhar com outras pessoas o que aprendeu, a partir das próprias dificuldades. “A primeira lição foi que perdoar o médico que me operou me libertou para ser quem eu sou hoje. Recuperei minha voz e aprendi o bem que é ter uma boa autoimagem pode fazer mais pela autoestima das outras pessoas e pelo empoderamento das mulheres. Empreender é arriscar, dar um passo à frente e cumprir a sua missão, todos os dias.”


Por fim, o encontro trouxe, ainda, dois casos de sucesso, com as histórias de superação e triunfo nos negócios das empreendedoras Fernanda Moraes, que, ao lado do marido, produz os pães da marca “O pão da vizinha”, e Teresa Cristina Correa Miyamoto, proprietária do Crepe Francês.


Após o encontro e todas essas histórias inspiradoras, as participantes tiveram a oportunidade de se inscrever no programa de aceleração “Sebrae DELAS”, uma iniciativa que busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino. Para mais informações, acesse: www.sebrae.com.br.

Fotos: Adriana Massa – Secom/ Divulgação


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias