A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), retoma o Mutirão de Castração de cães e gatos a partir deste mês de fevereiro. A primeira região a ser atendida será a de Brigadeiro Tobias. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na segunda e na terça-feira (dias 22 e 23), das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias.
O Mutirão de Castração estava suspenso desde março de 2020, em razão da pandemia da Covid-19. “Com Sorocaba na fase amarela do Plano São Paulo, vamos retomar esse serviço tão importante, que visa o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.
A ação contará com todas as medidas de saúde e segurança, para que não haja aglomeração de pessoas, assim como os cidadãos deverão usar máscara, higienizar as mãos com álcool em gel e manter o distanciamento social.
As cirurgias ocorrerão nos dias 1 e 2 de março. No procedimento, os animais também serão microchipados. Todas essas e outras ações, visam contribuir para a segurança e o bem-estar do animal e da população.
Poderão participar desta primeira etapa do mutirão cuidadores de cães e gatos que moram nos seguintes bairros: Brigadeiro Tobias, Caputera, Genebra, Inhayba, Jardim Eldorado, Jardim Novo Eldorado, Jardim do Sol, Vila Astúrias, Vila São João, Vila Tupã I e Vila Tupã II.
Para a inscrição, os munícipes deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. A Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias está localizada na Avenida Bandeirantes, 4.155. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202.8006.
Por que castrar?
A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
Cuidados para castrar os animais
Antes do procedimento cirúrgico, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas antes da castração.
Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com segurança.
Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado para auxílio. Por último, o cuidador também deve levar uma proteção para o animalzinho usar após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.
Meio Ambiente – Agência de Notícias