A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), deu início às obras de construção da nova Clínica Pública Veterinária, do programa estadual “Meu Pet”, na Zona Norte.
O prefeito Rodrigo Manga esteve no local escolhido para a implantação do novo equipamento público, na Avenida Betsaida, na confluência com a Rua Nelson Cardoso Marques e a Avenida Betânia, na manhã desta sexta-feira (6). Ele esteve acompanhado do secretário da Sema, Thiago Santoro, e também da coordenadora do CADI (Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação), Jéssica Pedrosa, além do vereador e líder de Governo na Câmara Municipal, João Donizeti, e da deputada estadual Maria Lúcia Amary, que foi a responsável pela articulação entre o Município e o Governo do Estado, permitindo a execução do projeto.
“É um momento histórico para a cidade de Sorocaba. Além de atender à causa animal, beneficia as famílias que precisam e que têm pelos seus animaizinhos de estimação um carinho como de um membro da família, sendo que muitas delas, hoje, não têm como levar seus pets para fazer todo o tratamento necessário. Esta, que será a primeira clínica pública veterinária da história de Sorocaba, vai atender, principalmente, animais de estimação de pessoas de baixa renda e também aqueles animaizinhos em situação de rua. Vamos, assim, ampliar o programa de bem-estar animal na cidade, dando a atenção que essa causa merece. Aqui, na Zona Norte, mas atendendo a população da cidade toda”, comenta o prefeito Rodrigo Manga.
“Desde o início do projeto, tivemos um diálogo muito produtivo com o prefeito Rodrigo Manga, que, de imediato, disponibilizou esta área linda e muito acessível à população que mais vai utilizar esses serviços. Assim, em breve, o sorocabano terá muito mais facilidade, podendo usufruir dessa iniciativa. Com a construção da nova clínica, estarão disponíveis serviços para cuidar dos pets, tais como vacinação, exames, cirurgias e adoção responsável”, fala a deputada Maria Lúcia Amary.
O secretário da Sema destaca a importância do novo empreendimento, cuja construção está a cargo da empresa Engesec Construções Eireli, vencedora do processo licitatório. “A clínica será realmente um marco para a região, resultando de um esforço conjunto entre o CADI, a Sema, contando também com o apoio da Câmara Municipal, muito pelo trabalho feito pelo vereador João Donizeti, e toda articulação da deputada Maria Lúcia Amary. Traz um benefício para toda a cidade. São poucos os municípios que já têm uma clínica, como essa, e estou certo de que Sorocaba terá novamente destaque com mais essa iniciativa”, avalia Thiago.
A Clínica Pública Veterinária está sendo construída em uma área pública de mais de 2.700 metros quadrados, estando próxima à Casa do Cidadão Ipanema. O período de execução da obra é de 14 meses e o valor do investimento é de R$ 6.603.305,10.
“A participação do CADI neste convênio, assim como nos demais, iniciou-se desde a captação dos recursos, que, neste projeto, foi junto ao Governo do Estado, junto também à deputada Maria Lúcia Amary, que nos auxiliou nessas tratativas, e ao lado da secretaria alvo, a Sema. Reunindo, além disso, toda a documentação necessária e dando suporte à Prefeitura, para a execução do trabalho até o encerramento do convênio, com a prestação de contas”, descreve a coordenadora do CADI, Jessica Pedrosa.
No projeto apresentado pelo Governo do Estado, a clínica contará com salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento aos animais domésticos. O Governo do Estado é o responsável pela construção e aquisição dos equipamentos, enquanto ao Município cabe, além da cessão do terreno para construção, também a posterior gestão da Clínica Pública Veterinária, por meio de contratação de uma entidade com experiência comprovada nessa área.
Fotos: Renata Giron/Secom
Meio Ambiente – Agência de Notícias