A Prefeitura de Sorocaba realiza, a partir de 18 de março, a Semana da Água, para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, ambos comemorados em 22 de março, com diferentes atividades de Educação Ambiental gratuitas, voltadas a pessoas de todas as idades.
Promovidas por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as ações visam sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, qualidade das águas do Rio Sorocaba e a conservação dos mananciais.
“Elaboramos as atividades, com o objetivo de promover a sensibilização sobre esse recurso natural essencial, que é a água, e sobre o Rio Sorocaba. Convidamos todos para que participem conosco e prestigiem nossas ações”, declara o secretário da Sema, Thiago Santoro.
“Nossa equipe de Educação Ambiental tem uma programação permanente e está sempre pronta a atender as solicitações da comunidade, para falar sobre a importância da conservação do meio ambiente, explicar como a autarquia opera na prestação de serviços e sobre a importância de se economizar água, para a conservação deste recurso. Porém, neste mês de março, as ações ganham ainda mais ênfase”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta. Em Sorocaba, o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.
Semana da Água
A programação da Semana da Água tem início no dia 18 de março, com duas atividades: o encontro mensal do Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves), que ocorrerá no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e a tradicional Caminhada Ecológica, às margens do Rio Sorocaba.
No encontro do Coaves Kids, crianças de 6 a 12 anos de idade poderão participar de uma “passarinhada”, a partir das 8h. Na área de preservação permanente do parque do Campolim, onde há o curso d’água, elas conhecerão a biodiversidade de aves presentes e que também ocorrem no Rio Sorocaba.
A atividade, que conta com a parceria do Clube de Observadores de Aves de Sorocaba (Coaves), tem como objetivo promover uma atividade de conexão com a natureza para as crianças e seus familiares que gostam de aves e têm interesse em procurá-las, observá-las, ouvi-las, conhecer mais sobre as características das espécies, suas curiosidades, papel ecológico (sua “profissão”), bem como ações para conservação dos seus ambientes.
Também no parque do Campolim, a Sema realizará, das 8h30 às 11h30, a exposição “Biodiversidade de aves do Rio Sorocaba”, com aves taxidermizadas (“empalhadas) e ninhos, com a mediação da equipe de Educação Ambiental da Sema e das crianças do Coaves Kids e seus familiares. Sorocaba abriga, aproximadamente, 300 espécies de aves e, no parque do Campolim, é possível encontrar cerca de 100 espécies, como a lavadeira-mascarada, garça, socó, biguá, martim-pescador, bem-te-vi, entre outras.
Não é necessária inscrição prévia e o ideal é que as crianças usem roupas discretas (tons neutros, para não “espantar” as aves com as cores fortes) e confortáveis, além de usar sapato fechado ou tênis, boné e protetor solar. Os participantes também podem levar uma garrafinha de água e um lanche para o piquenique. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: sorocaba.sema@gmail.com.
Já, na Caminhada Ecológica, os servidores do Saae/Sorocaba e da Sema, ao lado de demais pessoas interessadas, participarão, a partir das 9h, de um mutirão de limpeza entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, recolhendo todos os resíduos descartados irregularmente às margens do rio. A ação visa sensibilizar as pessoas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos nesse trecho urbano do manancial.
O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e “volta” de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao rio, os detritos flutuantes ainda causam grande impacto negativo na biodiversidade, prejudicando a fauna aquática.
No dia 21 de março, das 10h às 14h, a equipe de Educação Ambiental da Sema estará no Espaço Ambiental do Pátio Cianê Shopping, com a exposição “Biodiversidade do Rio Sorocaba”. O intuito é sensibilizar a população acerca da importância da conservação dos recursos hídricos da cidade e da fauna, além de apresentar o caminho das águas do rio que perpassa a cidade de Sorocaba.
Também no dia 21 de março, às 9h, a Sema e a Associação Nova Geração realizarão mais uma edição do “Clubinho do Refúgio”, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, localizado no Jardim Europa.
Formado por crianças de 4 a 6 anos que participam da Associação Nova Geração, localizada no Jardim Refúgio, o Clubinho acontece, durante todo o ano, às terças-feiras, no Parque da Água Vermelha. Lá, as crianças participam de atividades que promovem a conexão com a natureza e mostram a importância da sua conservação, fomentando a sensibilização nos pequenos, além de promover relações sociais saudáveis e a oportunidade de formar agentes multiplicadores das questões ambientais.
Nesta ação especial da Semana da Água, as crianças vão aprender sobre o caminho da água, que vai da nascente do Parque da Água Vermelha até chegar ao Rio Sorocaba, além de ações em prol da conservação desse recurso, como o plantio de mudas nativas na mata ciliar que protege uma das nascentes do parque.
No dia 22 de março, às 9h, será realizado o plantio de 400 mudas de espécies arbóreas na área pública localizada na Rua Indalécio Simões Pires, s/n, no Jardim Santa Madre Paulina, com a participação de alunos das escolas E.E. “Prof.ª Wanda Costa Daher” e E.M. “Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”.
A iniciativa tem como objetivo ajudar na proteção da Área de Preservação Permanente (APP), bem como sensibilizar os participantes para a importância das áreas verdes urbanas e das matas ciliares para a conservação dos rios e incentivar a prática da cidadania, com a participação ativa da comunidade em ações que beneficiam a biodiversidade e a qualidade ambiental do município.
A Sema e o Saae/Sorocaba também promoverão, nos dias 23 e 24 de março, às 9h, visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto, abertas aos universitários. No dia 23, a atividade ocorrerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e contará com uma palestra sobre o funcionamento do sistema. Já, no dia 24 de março, a visita será na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1 e também contará com palestra informativa.
A formação, organizada pela educação ambiental do Saae/Sorocaba, vai gerar certificados para a contagem de horas complementares aos estudantes. Para participar, os universitários deverão se inscrever, nos dias 13 e 14 de março, pelo e-mail: easorocabasp@gmail.com, enviando nome completo, RG e telefone. As confirmações serão respondidas, também via e-mail, no dia 15 de março.
Mais atividades ao longo do mês
Durante todo o mês de março, o Saae/Sorocaba realiza, ainda, outras atividades para celebrar o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, com os programas “Água Viva” e “Revivágua”. Em parceria com a Sema, promove também o projeto “Rio vai à escola”, voltado a professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, bem como às empresas, clubes, associações, organizações e entidades.
No programa “Água Viva”, as escolas conhecem como opera a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado e como a água tratada chega até os usuários. “O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da condição dos recursos hídricos e ambientais e da necessidade de sua preservação”, explica a coordenadora da Equipe de Educação Ambiental do Saae, Gláucia Cristini Franco.
Nos dias 1, 2 e 3 de março, por exemplo, por meio desse programa, a autarquia recepcionou cerca de 100 alunos dos cursos de Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Sorocaba, para palestra e visitação à ETA Cerrado. Já, na quarta-feira (8), foi a vez de cerca de 40 alunos do 3º ano do Ensino Médio com habilitação profissional em Química, da ETEC “Rubens de Faria e Souza”. Nos dias 14, 21, 27 e 29, participarão, respectivamente, alunos dos Colégios Akalanto, Santa Escolástica, Montesso e Talentos.
O “Revivágua” oferece igualmente visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado em Sorocaba, além do processo de despoluição do Rio Sorocaba. O tratamento dos efluentes é considerado fator fundamental na preservação da natureza, bem como o incentivo às práticas diárias individuais e comunitárias, frente às questões ambientais. No dia 4, cerca de 30 alunos do curso técnico de Meio Ambiente do Senac foram recepcionados pelo programa na ETE-S1. Na quinta-feira (9), as comunidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Aparecidinha, Brigadeiro Tobias e Cajuru participaram dos programas “Água Viva” e “Revivágua”, intermediadas pelo Projeto OMI. Já, nos dias 23 e 29 de março, alunos dos cursos técnicos de Química, Química Ambiental e Serviços Jurídicos da ETEC “Rubens de Faria e Souza” visitarão a ETE-S1.
Por fim, pelo projeto “Rio vai à escola”, ação desenvolvida pelas equipes de Educação Ambiental da Sema e do Saae/Sorocaba, com o intuito de apresentar a biodiversidade do Rio Sorocaba e sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade, será realizada uma ação, no dia 30 de março, às 8h30, no Centro de Educação Infantil (CEI-11) “Dona Tercilla Freire”, no Jardim Belmejo.
Fotos: Divulgação
Saae – Agência de Notícias