Prefeitura de Sorocaba realiza programa de atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade para prevenção e combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realiza um amplo programa voltado à prevenção e ao combate do trabalho infantil no município.

A ideia é auxiliar famílias com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, aproximá-las da rede de proteção proporcionada pelo município e evitar e combater a prática do trabalho infantil. Trata-se de um trabalho complexo e de longo prazo, cujo intuito não é substituir nenhum dos recursos já existentes, como as redes CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), por exemplo, e, sim, facilitar, ainda mais, o acesso das famílias a esses serviços, contribuindo para sua eficácia.

Para alcançar o maior número possível de famílias com essas características, a ação será replicada em todas as 12 unidades do CRAS espalhadas pela cidade (acompanhe o cronograma, abaixo).
Nesses encontros, uma equipe técnica irá orientar o público presente sobre a oferta dos serviços do CRAS e o funcionamento e as formas de acesso aos benefícios sociais de todas as esferas de governo atualmente disponíveis.

Ao mesmo tempo, uma equipe do NAPETI (Núcleo de Atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) será responsável por transmitir importantes informações acerca do trabalho que disponibiliza, buscando a prevenção e o combate ao trabalho infantil, além de desmitificar a ideia de que o trabalho infantil é algo aceitável. Explicará, ainda, que o Núcleo dispõe da atuação de uma equipe multiprofissional, incluindo assistente social, psicóloga, pedagoga, terapeuta ocupacional, contando também com um trabalho de coordenação e podendo, dessa forma, identificar e atender às necessidades específicas de cada família e orientá-las no caminho das soluções.

As ações desse programa tiveram início, nesta terça-feira (5), no CRAS Laranjeiras, com uma reunião de acolhida para famílias que estão acessando este equipamento municipal, ligado à Secretaria da Cidadania (Secid), pela primeira vez. As representantes do NAPETI, a psicóloga Angelita Gonçalves e a assistente social Elisângela Maria Thomazini, abordaram o tema de maneira a sanar todas as possíveis dúvidas do público participante.

O NAPETI foi criado em março de 2021, pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secid, para atuar junto ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “Nesse amplo trabalho que vem sendo realizado junto às famílias, observamos a importância de sempre levar informações e prestar acolhimento, com o propósito de evitar a exposição de crianças e adolescentes aos vários malefícios que o trabalho infantil pode ocasionar ao seu pleno desenvolvimento. O objetivo, a partir de agora, é ampliar, cada vez mais, essas ações, atuando preventivamente com o maior número de famílias possível”, afirma a chefe de Seção da Proteção Social Especial da Secid, Virgínia Theotônio.

Neste momento, o Núcleo vem realizando o acompanhamento diário de 59 famílias. Estão sendo atendidos 91 crianças e adolescentes, com idades de 0 a 13 anos e 83 adolescentes e jovens, com idades de 14 a 24 anos. Nem todos estão envolvidos com a questão do trabalho infantil, uma vez que o acompanhamento realizado junto a essas famílias também tem caráter preventivo.
Dentre as famílias atendidas atualmente, encontram-se seis casos de desligamento do trabalho infantil, somente neste ano. A orientação é no sentido de buscar novas perspectivas de vida, tanto para as crianças e adolescentes, bem como para os pais, responsáveis e demais familiares.

Confira, na arte a seguir, a programação das atividades referentes ao PETI, em parceria com os CRASs e o NAPETI:

 

 

 

 

 

Cidadania – Agência de Notícias