Para auxiliar os moradores da cidade no recadastro para recebimento do programa federal Bolsa Família, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), junto aos agentes dos CRASs (Centros de Referência em Assistência Social), está alertando sobre a necessidade e dando todo suporte possível aos munícipes para a atualização de seus dados pessoais no Cadastro Único (CadÚnico).
Acontece que o Governo Federal realizou o bloqueio de pagamento do Bolsa Família para pessoas registradas como famílias unipessoais (de uma única pessoa) no CadÚnico, a partir de junho de 2022. Para garantir que quem tem direito não deixe de receber o benefício federal, a Secid também vem realizando a busca ativa dessas pessoas, por telefone ou em visitas presenciais às residências, informando e auxiliando no recadastramento, cujo prazo vai até o dia 30 de junho. Ainda, está programada a realização de mutirões com esse mesmo propósito.
Quem já teve o cartão de recebimento do benefício com o aviso de bloqueio deve procurar a unidade do CRAS mais próxima de sua residência. Em Sorocaba, até o mês de março, aproximadamente 9 mil pessoas tinham o recadastro pendente e receberam essa informação, ao tentar utilizar o cartão de saque do Bolsa Família.
“Nossas equipes têm feito contato telefônico com essas pessoas e, quando necessário, também têm comparecido às residências, sempre devidamente identificados. O objetivo é garantir que o recadastro aconteça corretamente, de modo que essas pessoas não percam o benefício”, informa o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.
Confira, na arte a seguir, a programação das ações de suporte da Secid junto à população, para o recadastramento no CadÚnico, do Governo Federal:
Arte: Jessica Palma/Secom
Cidadania – Agência de Notícias