Prefeitura de Sorocaba realiza ação de conscientização sobre o Setembro Amarelo no Terminal São Paulo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Cidadania (Secid) e da Saúde (SES), realiza, nesta quinta-feira (23), uma ação de sensibilização e informação para a população sobre o Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. A atividade acontece das 14h às 16h, no Terminal São Paulo.

Será feita panfletagem no local e oferecidas informações para o público sobre o assunto. Além disso, profissionais de Terapia Ocupacional (TO) estarão disponíveis para uma escuta especializada aos interessados. “Será uma oportunidade de conversa e desabafo sobre os problemas do dia a dia, feita por uma escuta profissional. Todos estão convidados a participar”, informa o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

Participarão integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) João Romão e do Centro de Atenção Psicossocial de Sorocaba(CAPS) Viver em Liberdade, além de integrantes do curso de TO da Uniso. O evento é gratuito é aberto ao público em geral.

CRAS Carandá também realiza ação


O CRAS Carandá também está preparando uma ação epecial, em alusão ao Setembro Amarelo, para o próximo dia 28.

Com o intuito de proporcionar uma abertura para que as pessoas possam falar sobre suas angústias, medos e inseguranças, o CRAS Carandá, em parceria com a equipe de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (SES), está preparando uma Roda de Conversa. As reflexões não são restritas ao tema da prevenção ao suicídio, mas também sobre questões cada vez mais comuns na sociedade, como depressão e ansiedade. O objetivo é estimular que as pessoas busquem apoio, sempre que sentirem necessidade.

Profissionais e especialistas da área da saúde vêm observando que, em função da pandemia e instabilidade de renda, muitas famílias têm passado por momentos de angústia, insegurança e, muitas vezes, desesperança. Refletir sobre tudo isso pode permitir a compreensão de que admitir os problemas e compartilhá-los não significa fragilidade ou fraqueza, mostrando, ainda, que não estão sozinhas. Mas, é fundamental buscar apoio. Afinal, é só uma fase!

O CRAS está convidando toda população dos Residenciais Carandá e Altos do Ipanema II para participar deste momento, em especial as famílias que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O encontro ocorrerá às 9h, no CRAS que fica na Rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20, bairro Carandá.

Para melhor acomodação dos participantes e garantia de segurança sanitária, em função da pandemia, o CRAS solicita a confirmação da presença, por meio do WhatsApp da unidade: (15) 99151-7645.

Cidadania – Agência de Notícias