Prefeitura de Sorocaba realiza a Feira Crespa neste domingo (20)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria da Igualdade Racial, e da Secretaria de Cultura (Secult), realizou, neste domingo (20), a tradicional “Feira Crespa”, em referência ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O evento atraiu centenas de pessoas no Parque das Águas, com apresentações artísticas e musicais variadas, além do comércio de produtos artesanais e culinária típica, que contribuem para o resgate da cultura afrobrasileira.

A Feira Crespa visa reunir empreendedores afrodescendentes de Sorocaba, dando visibilidade à sua arte, profissão e colaboração social, além de promover o conhecimento e a valorização da cultura negra.

As comemorações iniciaram logo pela manhã, às 8h30, com um ato ecumênico, realizado na Capela de João de Camargo, no bairro Campolim, organizado pelo Centro Cultural Quilombinho. Após o ato religioso, os participantes também puderam integrar a “Marcha Preta”, seguindo a pé da Capela até o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

O festival contou com diversas apresentações musicais, sendo elas: a dupla sertaneja Maycon & Maurício; o MC Aprile; o trio Ponto 3 Samba Rock; o cantor de MPB e outros ritmos Julinho Simpatia; o conjunto Primos Samba; os cantores de MPB Julia e Kazlu; a banda de música contemporânea brasileira Karminda e a bateria Puro Swing. Para a participação do grupo Ponto 3 Samba Rock, foi possível contar com o apoio do SESC Sorocaba.

“A Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania se empenhou muito na realização desse importante evento, pois a Feira Crespa é um momento, não só de encontro e lazer, mas muito mais também de reflexão, autovalorização e reconhecimento étnico em Sorocaba”, afirmou a responsável pela Coordenadoria, Viviane Taveira.

Talita Sander é cabelereira especialista em tranças e trouxe um pouco do seu trabalho para o local. “É muito bom participar do evento, pois amo essa data (20 de novembro), não só profissionalmente, mas culturalmente. É sempre bom lembrar da importância da conscientização sobre o respeito à cultura afro, ao trabalho e à nossa identidade”, relatou.

“Essa ação é muito importante para a valorização de nossa raça. Recebemos o apoio da Prefeitura, com o espaço e as tendas no local, além do auxílio de todos os comerciantes aqui, presente. É assim: uma comunidade unida, em que um ajuda o outro”, ressaltou o comerciante e artesão José Inácio dos Santos.

A arquiteta Tatiana Ferreira esteve presente no local com seus dois filhos, comemorando a data especial. “Não só o dia 20 de novembro, mas todos os dias devem ser lembrados em respeito ao negro e toda a sua trajetória. A comemoração está maravilhosa, na qual podemos encontrar nossos amigos, participando da realização deste grande evento”, completou.


Read More