Prefeitura de Sorocaba prossegue com ações humanitárias para atender moradores atingidos pelas chuvas

A Prefeitura de Sorocaba, neste domingo (13), prossegue com as ações humanitárias para atender os moradores atingidos pelas fortes chuvas que aconteceram na madrugada de sábado (12) e mantém atuantes equipes de trabalho, reunindo a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Ouvidoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid).

Mais de 400 famílias foram visitadas, desde sábado, sobretudo nas áreas mais afetadas: Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Mineirão, Vila Rica, Maria do Carmo Abaeté e Parque das Águas. Ao todo, mais de 200 colchões, cobertores e cestas básicas já foram distribuídos. “Uma família de cinco integrantes foi levada para um abrigo provisório e receberá auxílio de refeições, diariamente. Permanecerão no local até que se normalize a situação”, aponta o secretário de Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.

A Defesa Civil deu seguimento ao trabalho de vistoria de imóveis afetados pelas chuvas. O levantamento de famílias atingidas também continua, para apurar as principais necessidades, dando direcionamento para outros órgãos da Administração Municipal, para garantir a assistência.

“O nível dos córregos baixou, mas o nosso trabalho continua, de moradia em moradia, até deixar os munícipes na melhor situação remediada possível”, aponta o chefe da Divisão de Planejamento em Assuntos de Segurança e coordenador geral de Proteção e Defesa Civil, Davi Dutra.

Além do destacamento de equipes e equipamentos para o atendimento humanitário, em conjunto com os demais órgãos da Administração Pública, o Saae/Sorocaba realizou a limpeza emergencial dos córregos dos seguintes bairros: Mineirão, Santo André, Marly, Vila Formosa, Vila Haro, Parque dos Espanhóis, Água Vermelha, Parque Manchester, Itanguá, Jardim Pagliato e Central Parque, além da passagem na região das avenidas Washington Luís e Comendador Pereira Inácio.

“A autarquia já disponibilizou mais de 200 funcionários e equipamentos para auxiliar na limpeza, no fornecimento de água potável, realocação e recomposição de estruturas para dar condições para as pessoas se reorganizarem e reconstruírem o que foi danificado por esse evento da natureza”, frisa o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.

Do ponto de vista operacional, o Saae/Sorocaba realiza manutenções em redes de água e esgoto afetadas pelas chuvas, assim como auxilia na limpeza de vias e na remoção de entulho, para que não ocorra entupimento de galerias e cursos de água. Em bairros onde houve prejuízos na tubulação, o Saae/Sorocaba tem garantido o abastecimento por meio de caminhão pipa. Novos testes nos sistemas de bombeamento de enchentes na calha do Rio Sorocaba também foram realizados.

Mapeamento de famílias e doações

A Ouvidoria-Geral do Município é quem está à frente do mapeamento e da identificação das famílias atingidas, bem como de assegurar a plena assistência a todos. “Neste domingo, a nossa prioridade é visitar os locais atingidos, novamente, e constatar as necessidades. Estamos nos reunindo com a Secid e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e agilizando um esquema para distribuição de donativos às famílias”, explica o ouvidor-geral Evandro Bueno.

Aliás, o FSS está recebendo doações para atender às necessidades específicas de cada família. Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone: (15) 99108-4462. “Tem gente precisando de móveis, outros de gás de cozinha, colchões e eletrodomésticos. Recebemos, também, roupas e alimentos. O importante é colaborar com a causa e o cidadão sorocabano sempre está disposto a ajudar”, aponta a presidente do FSS e primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato.


Cidadania – Agência de Notícias