Prefeitura de Sorocaba promove série de ações da campanha Outubro Rosa

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizará, neste mês de outubro, uma série de ações em alusão à campanha Outubro Rosa. Confira a programação, abaixo.

Empreenda Mulher

No dia 9 de outubro, às 18h30, Sorocaba recebe o “Movimenta Empreendedor – Mentes Vencedoras Rumo ao Sucesso!”. A ação gratuita, que faz parte do programa “Empreenda Mulher”, é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Fundo Social de Solidariedade, sendo realizada no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”.

A iniciativa, que visa fortalecer o empreendedorismo na cidade, contará com quatro palestras de especialistas sobre diversos assuntos, como tendências, autoconhecimento, finanças, networking e novas oportunidades de negócios.

As pessoas que forem participar ainda poderão ajudar, levando um litro de leite para a campanha “A Fome não é Fake!”, do FSS de Sorocaba. Todas as doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
As vagas para o evento são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo site:
https://movimentaempreendedor.com.br.

Saúde Mulher

O Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias da Saúde (SES) e da Cidadania (Secid), por meio do Conselho dos Direitos da Mulher (CMDM), realizarão, no dia 16 de outubro, às 19h, a ação de conscientização “Saúde Mulher”, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Durante o evento, serão realizadas palestras, apresentações culturais, troca de depoimentos e informações dos serviços oferecidos na rede municipal para as mulheres.

O FSS solicita às participantes, que puderam, levar um pacote de absorvente, que será destinado a mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para se inscrever, basta acessar o link: https://abre.ai/eventooutubrorosa.

Esporte Mulher

A programação segue no dia 29 de outubro, a partir das 7h, no Parque das Águas, com a Corrida Pink do Bem – OSSEL ASSISTÊNCIA, com o apoio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e do Fundo Social de Solidariedade, com atividades que visam estimular a prática do exercício físico e o cuidado com a saúde e bem-estar. O FSS participará por meio do “Esporte Mulher”, grupo que promove atividades físicas às mulheres em eventos esportivos. Durante a retirada do kit após inscrição feita para a corrida, os participantes poderão doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado à campanha “A Fome não é Fake!”, do FSS de Sorocaba

Exames de mamografia e coleta de Papanicolau

A Prefeitura também realizará ações nas UBSs da cidade, com conscientização sobre o tema, exames de coleta Papanicolau e mamografias. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso às mulheres para a realização de seus exames preventivos.

A fim de ampliar o atendimento na rede municipal, a Prefeitura de Sorocaba firmou, ainda, uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, que permitirá atender à demanda de exames de mamografia na cidade, fundamental para o rastreamento do câncer de mama. Ao todo, serão providenciados oito mil exames até dezembro, com uma força-tarefa realizando atendimentos ampliados, de segunda a sábado.

A ação vai além da prevenção, pois as mulheres submetidas ao exame de mama, cujo médico indicar a necessidade de se fazer novos exames, como a biópsia, realizarão o procedimento na sequência, na própria Santa Casa. Em caso de diagnóstico positivo, a paciente será, de imediato, encaminhada para a Rede Hebe Camargo, unidade ligada ao Governo do Estado de São Paulo e especializada na assistência e tratamento a essas pacientes. Saiba mais, pelo telefone: (15) 3238-2430.

O fluxo da mamografia, método mais eficaz para a detecção precoce do câncer de mama, se inicia em uma consulta médica ou de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após avaliação do profissional, é solicitado o exame. Em seguida, a paciente entrega seu pedido de exame na própria UBS, que fará o agendamento mais detalhado e entrará em contato com a munícipe. Para tanto, é fundamental manter o cadastro atualizado na UBS.

O Papanicolau, por sua vez, é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos, uma vez ao ano. A avaliação não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve, principalmente, para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer do colo do útero. Todas as mulheres que são, ou que tenham sido em algum momento sexualmente ativas, devem fazer o exame, anualmente. Para agendamento on-line neste mês, acesse o link: https://abre.ai/exameoutubrorosa.

As vagas de agendamento on-line para exame de coleta Papalicolau são por período determinado. Todavia, as interessadas podem procurar uma UBS mais próxima da sua residência para agendamento presencial.