Prefeitura de Sorocaba oferece visitas monitoradas no Parque da Biquinha e projeto “Bica vai à Escola” a partir deste mês de maio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), oferece, a partir deste mês de maio, o projeto “Bica vai à Escola” e as visitas monitoradas no Parque da Biquinha. As atividades de Educação Ambiental são gratuitas e para participar, escolas e outros grupos interessados já podem fazer o agendamento.

O projeto “Bica vai à escola”, voltado a alunos a partir de 5 anos de idade de unidades de Educação Infantil de Sorocaba, tem como objetivo conscientizar os pequenos, levando às escolas temas ligados à preservação do meio ambiente, de forma recreativa e interativa, utilizando material biológico, jogos educativos, binóculos, fantoches, entre outros, conforme o tema escolhido pela escola: Aves ou Cultura Indígena. A atividade ocorrerá às quartas e quintas-feiras.

Já, a visita monitorada no Parque da Biquinha ocorrerá às quartas-feiras, no período da tarde, e às sextas-feiras, no período da manhã, voltada a escolas de Educação Infantil e de Educação Fundamental, além de instituições, oferecendo três opções de roteiros: “Conhecendo o Parque da Biquinha”, “Conhecendo as aves do Parque” e “Cultura Indígena”.

No roteiro “Conhecendo o Parque da Biquinha”, o grupo percorre as principais trilhas do local e conhece a história do Parque da Biquinha, os refúgios da biodiversidade, a nascente que dá nome ao local, o ciclo da água, a vegetação existente, incluindo as principais árvores, além das aves e outros animais que habitam o espaço ecológico. A atividade monitorada é finalizada com dinâmica, jogo cooperativo ou pintura facial, conforme o tema escolhido pela escola ou instituição.

Na opção “Conhecendo as aves do Parque”, a equipe de Educação Ambiental da Sema oferece aos participantes a oportunidade de manusear materiais biológicos de aves, além de participar da prática de observação de aves, conhecendo as principais aves que habitam o Parque da Biquinha, bem como suas curiosidades e características. Ao final, o grupo participa de um jogo cooperativo que mostra o som de diferentes espécies de aves, utilizando apitos.

Por fim, a visita monitorada com a temática “Cultura Indígena” conta com exposição e manuseio de peças indígenas, interação com um fantoche de “indiozinho”, além de música e uma oficina de pintura ou uma oficina de enfeites indígenas, com a confecção, por exemplo, de colares, utilizando folhas secas e miçangas.

Localizado próximo ao Centro de Sorocaba, o Parque da Biquinha foi inaugurado em 1976 e encontra-se em uma área verde que ocupa cerca de um alqueire. A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas provenientes de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

Seu ambiente agradável e aconchegante, com aspectos históricos e topográficos, é um convite permanente às famílias, amigos, professores e alunos em busca de contato com a natureza, lazer educativo e qualidade de vida. O espaço ainda conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, entre outras atrações.

As escolas e outros grupos interessados em participar das atividades devem fazer o agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

Meio Ambiente – Agência de Notícias